SAMU dá continuidade a curso de Suporte Básico de Vida para Leigos
Dando continuidade ao curso de Suporte Básico de Vida para Leigos do projeto Salve, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou na tarde desta terça-feira, 23, a segunda capacitação prática destinada aos servidoreS.. Para atender à demanda da melhor forma, os 123 colaboradores que participaram na primeira etapa dividiram-se em quatro grupos. A ação está sendo realizada no auditório do Centro administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha.
A iniciativa tem o objetivo de capacitar os servidores a reconhecerem uma parada cardíaca, além de proceder diante da situação, como conta o gerente do Núcleo de Educação Permanente, Ronei Barbosa. “Costumamos dizer que isso não é um curso, é uma filosofia. Na parada cardíaca, quem salva é a pessoa que identifica. Então, em qualquer lugar que ocorrer, por mais que tenhamos Corpo de Bombeiros e Samu, ou seja, serviços especializados, quem salva é quem identifica a parada, isso porque ela não espera. Cada minuto que passa sem a vítima ter os primeiros socorros perde-se 10% de chances de sobreviver . A ideia é que as pessoas identifiquem a parada, inicie os procedimento e quando o Samu chegar, a gente possa dar continuidade aos atendimentos”, esclarece.
Desta vez, além de rever os conceitos da primeira etapa do curso, os trabalhadores manusearam os manequins que simulam uma parada cardíaca real e também terão a oportunidade de aprender as compressões torácicas cardíacas (massagens cardíacas), além de usar o desfibrilador, que é o equipamento que dá o choque no paciente. Também houve uma simulação em que eles fizeram a identificação de uma parada cardíaca.
A psicóloga do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Rosa Maria Costanza, considera que o curso é uma oportunidade única. “ Ele superou as minhas expectativas. Não tinha ideia que gostaria tanto da didática. É importante que cada cidadão aprenda como proceder diante de uma parada cardíaca, quanto mais o Samu compartilhar isso com as pessoas melhor. Uma hora para outra você pode ser responsável pela vida de uma pessoa, e através da técnica ensinada a situação pode ser contornada, e mais uma vida pode ser salva”, destaca.
Cronograma
Curso prático (Turma 3) 14.05.19, das 08h às 12h
Curso prático (Turma 4) 21.05.19, das 08h às 12h
Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 23 de abril de 2019, 17:10 | Atualizado: 23 de abril de 2019, 17:10