Samu 192 Sergipe registrou mais de 450 atendimentos durante o final de semana

Por Júnior Matos | Foto: Ricardo Pinho

SAMU atendimento - Foto Ricardo Pinho (1)
Prestar socorro nos casos de urgência e emergência dentro do contexto do atendimento às urgências, qualificando a rede pública e com eficácia no tempo resposta é a principal meta  do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Neste final de semana (período que corresponde de 4 à 6 de março) realizou 461 atendimentos com necessidade de deslocamento de viaturas.

Destes atendimentos, 85 foram realizados por Unidades de Suporte Avançado (USA), 365 por Suporte Básico (USB) e 11 pelas motolâncias (veículos sobre duas rodas que garantem eficácia no tempo resposta à assistência pré-hospitalar em Sergipe).

De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, os atendimentos que necessitam recurso de USA e/ou USB podem ser divididos em categorias: traumas (vítimas de acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo e arma branca, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação), clínicos (pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, crises convulsivas, desmaios, diabetes descompensado dentre outras patologias), pediátricos, psiquiátricos e gineco-obstétricos.

Faz parte do processo de regulação as orientações aos pacientes que acessam o número nacional de saúde 192, considerando que nem sempre o encaminhamento de uma viatura é a melhor resposta do Samu.

“Nos atendimentos de trauma (causas externas), contabilizamos mais de 177 no final de semana. Já na parte clínica, 235 pacientes foram removidos, assistidos e tiveram a garantia de acesso universal  na rede de urgência e emergência do estado ”, enfatiza Conceição Mendonça.

Ainda no final de semana, foram realizadas 190 orientações médicas, gerando algum seguimento dos casos para a rede de atenção à saúde do Estado. O Samu também foi acionado para a realização de atendimento (14) casos gineco-obstétricos (14) pediátricos, (35) psiquátricos.

Causas externas

Entre as principais ocorrências do Samu 192 Sergipe, 39 foram por quedas de motocicleta, 36 quedas de altura ou da própria altura, 9 atropelamentos e um caso de afogamento. Mas, o que mais provocou o deslocamento de ambulâncias foram as colisões, sendo 53 ao todo.

Publicado: 7 de março de 2016, 19:40 | Atualizado: 7 de março de 2016, 19:40