Samu 192 Sergipe recebeu 1.267 trotes na semana passada
Por Herieta Schuster
Já imaginou precisar discar para um número de emergência e este der sinal de ocupado? Você ou um parente seu ficar sem atendimento por não conseguir efetuar ligação para o Samu, Corpo de Bombeiros ou Polícia? Isto pode acontecer, principalmente devido ao grande número de trotes registrados nas centras de atendimento.
Os trotes telefônicos têm atrapalhado bastante o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Segundo a superintendente Lúcia Santos, o índice é muito elevado. Somente na semana passada foram recebidos 1.267 trotes, o que prejudica muito o adequado funcionamento do serviço. Ela ressalta que este tipo de prática causa inúmeros transtornos.
“Lamentavelmente os trotes ainda são um dos maiores vilões do Samu. As pessoas precisam compreender que essa prática criminosa gera inúmeros prejuízos, que vão de gastos financeiros e até o desgaste emocional das equipes, principalmente das atendentes. Uma chamada falsa deixa a linha ocupada desnecessariamente. O deslocamento de uma ambulância a uma ocorrência falsa gera consumo de combustível, desgaste do equipamento e das equipes, e, além disso, deixa de prestar um atendimento a quem realmente precisa”, alerta Lúcia Santos, reforçando que todas as ligações são gravadas.
Ainda de acordo com a superintendente do Samu, “na grande maioria das vezes, pela entonação da voz, percebemos que são crianças que praticam os trotes. Entretanto, por mais absurdo que pareça, são os adultos também que fazem essa brincadeira de péssimo gosto”.
Na semana passada, foram realizados 738 atendimentos por Unidade de Suporte Básico (USB), 186 por Unidade de Suporte Avançado (USA) e 22 por Motolâncias. Foram registrados 60 ocorrências com queda de moto, 44 quedas naturais, 33 colisões entre carro e moto, e 14 colisões entre moto e moto. O Samu prestou, também, o atendimento pré-hospitalar para 09 vítimas de agressões físicas, 07 por atropelamento, 07 por queda de bicicletas e 05 por colisões de carro com carro.
Cuide do Samu
O Samu 192 Sergipe representa a garantia da assistência qualificada e na prestação de socorro em casos de urgência e de emergência, sendo fundamental no atendimento pré-hospitalar móvel em casos de acidentes de trânsito, problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, etc.
Lúcia Santos explica, ainda, que a apesar da Central de Regulação das Urgências possuir linhas suficientes para atender adequadamente a população, o número excessivo de trotes acaba desequilibrando esta relação, visto que muitas dessas linhas ficam constantemente ocupadas com as falsas chamadas.
“Vale ressaltar que além das ocorrências falsas, os gritos, assopros, ofensas e palavras de baixo calão também são considerados trotes. Além de atrapalhar o funcionamento do serviço, causam desgaste emocional para os atendentes que, em um espaço curto de tempo, recebem dezenas de chamados com esta característica”, enfatiza.
Uma das reclamações da população em relação ao Samu e o excesso de perguntas feitas pelas atendentes. A superintendente justifica que estas perguntas servem para identificar o tipo de ocorrência, manter o contato com o solicitante e também filtrar possíveis trotes.
“Entretanto, caso o solicitante colabore com os atendentes e responda somente o necessário, este processo, incluindo a avaliação realizada pelo o médico, dura no máximo 2 minutos”, pontua.
Publicado: 21 de novembro de 2016, 16:40 | Atualizado: 21 de novembro de 2016, 16:40