Samu 192 Sergipe possibilita capacitações e treinamentos aos profissionais da Saúde

Núcleo de Educação Permanente pretende melhorar ainda mais a qualidade no atendimento à população sergipana com profissionais preparados para qualquer tipo de ocorrência

A assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) está ligada ao trabalho do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que busca atuar na capacitação e treinamento dos profissionais da Rede Estadual da Saúde em conjunto aos órgãos parceiros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

 Na programação do NEP para o mês de agosto, há uma capacitação dos profissionais do Samu 192 Sergipe junto ao Grupamento Tático Aéreo, uma ação em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) voltada para atendimentos em urgências clínicas, além de uma palestra sobre primeiros socorros no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). 

 De acordo com o gerente do NEP do Samu 192 Sergipe, Kelson Rosário, as ações são realizadas em todo o estado. “Colocamos os materiais e equipamentos necessários à disposição dos profissionais para realizar capacitações e treinamentos através da simulação de atendimentos em ocorrências, além de promover melhorias após a ação”, explicou. 

 A intenção do NEP é melhorar ainda mais a qualidade no atendimento à população sergipana com profissionais preparados para qualquer tipo de ocorrência, não somente em ocorrências clínicas, como também em casos de acidentes com múltiplas vítimas que demanda celeridade e precisão na assistência ao paciente. 

“Temos alguns projetos como o ‘NEP Itinerante’, onde levamos os treinamentos até os profissionais que estão espalhados nas bases de todo o estado, fazendo simulações realísticas. Por isso, é muito importante promover essas ações para que os profissionais estejam preparados para qualquer tipo de situação”, salientou. 

Entre as ações desenvolvidas em 2023 estão os treinamentos na base; cursos de Atendimento Pré-hospitalar; cursos de Formação de Condutores de Motolâncias que tem o intuito de promover um melhor atendimento para a população, diminuindo também o tempo-resposta das ocorrências.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 7 de agosto de 2023, 16:27 | Atualizado: 7 de agosto de 2023, 16:27