Samu 192 Sergipe garante assistência à saúde no Forró Caju

Já foram realizados mais de 200 atendimentos durante o evento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue de prontidão para garantir a assistência e a segurança da população durante os dias de evento das festas juninas. Desde o primeiro dia do Forró Caju, realizado no Centro da capital sergipana, já foram registrados 275 atendimentos. Entre as principais ocorrências estão casos clínicos, abuso de substâncias alcoólicas e traumas.

O Samu 192 Sergipe está presente em eventos juninos espalhados pelo estado. No Forró Caju, o equipamento da Saúde atua como apoio principalmente ao posto médico montado pela Prefeitura Municipal de Aracaju. A assistência conta com a Unidade de Suporte Básico (USB), composta por um técnico de enfermagem e um condutor. Além de dois estagiários de Medicina e Enfermagem para dar suporte às remoções de pacientes, caso haja necessidade.

O superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira, destacou a importância da equipe no evento. “O atendimento inicial e as transferências desses pacientes são feitos pelo Samu 192 Sergipe e nós sabemos da importância da equipe estar preparada, principalmente em um evento grande como esse. A maior parte dos atendimentos são de mulheres, sendo a proporção de três mulheres para cada um homem. Então, é essencial que o Samu esteja presente para dar apoio assistencial e segurança no atendimento das pessoas que estão curtindo a festa”, disse.

De acordo com a enfermeira da Assessoria Técnica do Samu 192 Sergipe, Cintia Guerra, o índice de resolutividade no posto é alta. “O número de remoções acontece um ou dois por noite, e é relativo a entorses ou casos ortopédicos que precisam de avaliação radiológica. Então, o Samu já fez uma média de nove atendimentos desde o início do evento. Além disso, fizemos um alinhamento com a coordenação da rede de urgência para, caso o paciente apresente gravidade, enviamos uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com maior brevidade”, explicou Cintia.

Publicado: 28 de junho de 2023, 16:12 | Atualizado: 28 de junho de 2023, 16:12