Sala Estadual de Situação para apoio às ações de controle do Aedes aegypti, em Sergipe

Em razão da ocorrência de circulação simultânea de doenças como Dengue e Febre Chikungunya, transmitidas pelo vetor Aedes aegypti, agravado pela ocorrência de casos de Microcefalia relacionados ao Zika Vírus, o combate a este mosquito é uma ação essencial para evitar a sua proliferação e o consequente aumento de casos.

Diante disso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde desencadeou várias iniciativas. Em 30 de novembro de 2015, a SES publicou a Portaria nº 93 que declarou situação de emergência em saúde pública, por alteração do padrão de ocorrência de Microcefalias em toda a extensão do Estado de Sergipe.

O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, lançou o Plano Estadual de Combate ao  mosquito Aedes aegypti no dia 01 de dezembro de 2015,  diante do aumento dos casos de Microcefalia, em evento com o governador Jackson Barreto, no Palácio dos Despachos.

Em 09 de dezembro de 2015, a SES publicou a Portaria nº 100 que instituiu o Comitê de Gestão e Avaliação no âmbito da SES para unir esforços contra a doença e o vetor, criando 3 Grupos de Trabalho (GT) voltados para o controle do vetor, da assistência e da vigilância.

Em 13 de janeiro de 2016, o Governo do Estado publicou o Decreto nº 30.150 que dispõe sobre a criação da Sala Estadual de Situação, a qual objetiva coordenar e monitorar as ações de mobilização e combate ao vetor Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, por meio de uma resposta integrada e intensificada.

A Sala Estadual de Situação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde através do Núcleo Estratégico da SES, localizado no 19º andar do Edifício Estado de Sergipe e é composta por representantes da Saúde e de outras secretarias e órgãos, como: Ministério da Saúde, Fundações Estatais de Saúde, Fundação Nacional de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Departamento Estadual de Defesa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Cabe, também, à Sala Estadual de Situação elaborar e divulgar Informes Epidemiológicos semanais com dados e informações epidemiológicas sobre os casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia que têm ocorrido em todos os municípios, bem como as ações desenvolvidas pelos Municípios e pelas secretarias e órgãos do Governo Estadual, para intensificar o combate ao vetor transmissor dessas doenças. Esses Informes Epidemiológicos são publicados no site da Secretaria de Estado da Saúde e enviados para toda a imprensa local.

A Sala Estadual de Situação orientou a todos os 75 municípios sergipanos a instalação de Salas ou Comitês municipais e acompanhará as ações desenvolvidas junto a cada instituição que coordenará localmente.

Também orientou a cada secretaria e órgão, que compõe a Sala Estadual, a elaboração de Plano de Ação, com metas e prazos e irá monitorar o desenvolvimento das ações.

A Sala de Situação de Sergipe tem conhecimento e realiza o acompanhamento do fluxo da assistência ao paciente com Microcefalia e do trabalho da Brigada Itinerante que já está atuando nos municípios visitando residências e orientando a população. A cada reunião quinzenal, são feitas avaliações para aprimorar o desenvolvimento das ações.

Publicado: 15 de janeiro de 2016, 12:19 | Atualizado: 15 de janeiro de 2016, 12:19