Resolutividade: semana movimentada no Huse e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Por Júnior Matos e Acácia Mérici
O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) a cada semana mostram que fazem a diferença na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Na semana passada, de 10 a 16 de outubro, o Huse, que é referência em urgência e emergência de média e alta complexidades e trauma, realizou 2831 atendimentos. Desses, 2.333 foram considerados de baixa complexidade.
“São aqueles pacientes que deveriam buscar atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou nos Postos de Saúde. Ao chegar ao Huse, eles são avaliados, recebem assistência e alta médica em menos de 24 horas”, afirma o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela.
Nessa semana, a Sala de Sutura atendeu a 520 pacientes. Já na Ortopedia foram 434 usuários. O Huse também realizou 161 atendimentos a vítimas de acidentes motociclísticos, com 56 internações. Os acidentes automobilísticos somaram 29 vítimas, com 8 internações.
A paciente Valdete Cardoso, 50, teve fratura em ossos da perna após sofrer uma queda de moto. “Eu dei entrada na manhã do último sábado, 15. Cai da moto voltando da feira. Aqui no Huse estou recebendo a assistência devida. Já fui informada que logo após o tratamento serei operada”, falou.
Na área Azul adulto, foram 499 atendimentos de baixa complexidade. Os setores de oftalmo e otorrino somaram 176 atendimentos. Já o Hospital Pediátrico Dr José Machado de Souza, anexo ao Huse, atendeu a 770 pacientes infantis. O Hospital Pediátrico funciona com o protocolo de classificação de risco, adotado para melhorar a dinâmica de atendimento dos pacientes atendidos pelo SUS.
Lourdinha
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) é referência no atendimento à gestante de alto risco portadoras de patologias como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro. A unidade também mantém a atenção especial aos recém nascidos prematuros.
Na semana passada, o setor de Admissão recebeu 237 pacientes. Através do Acolhimento e Classificação de Risco, 98 gestantes foram admitidas e 19 foram transferidas para as unidades direcionadas ao perfil gestacional. As demais foram avaliadas e liberadas para continuidade do pré-natal.
Durante a semana, o Centro Cirúrgico realizou 100 partos, sendo 64 normais e 36 cesarianos. No setor ainda foram contabilizados 13 curetagens, duas laparotomias e uma cirurgia em recém nascido.
A Nossa Senhora de Lourdes também disponibiliza atendimento à pessoa em situação de violência. Na semana passada, foram 3 pacientes do sexo feminino, uma de Carira, uma de Umbaúba e uma de Aracaju. Todas as pacientes são menores de idade e foram acompanhadas por uma equipe multiprofissional.
Publicado: 18 de outubro de 2016, 13:45 | Atualizado: 18 de outubro de 2016, 13:45