Resolutividade dos Hospitais Regionais marca o Carnaval. Em Socorro, cerca de 2 mil pacientes foram atendidos
Por Luiza Sampaio e Eugênio Santana
Depois de um planejamento elaborado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) para o funcionamento da Rede durante o feriado de Carnaval, os Hospitais Regionais apresentaram um balanço positivo do trabalho realizado entre os dias 5 e 10 de fevereiro, comprovando a resolutividade das unidades.
Em Nossa Senhora do Socorro, o Hospital Regional, importante unidade que contribui significativamente para a descentralização da Rede, contabilizou 1.120 pacientes no atendimento clínico adulto, 680 na pediatria e 114 na maternidade; realizando, ainda, 22 partos e oito curetagens.
“Foram 1.914 pessoas assistidas ao todo e apenas duas transferências para a área vermelha do Huse, por necessidade de acompanhamento de alta complexidade. Isso deixa claro a nossa resolutividade, atendendo plenamente as necessidades da população, incluindo a de Aracaju, que representa 30% da demanda deste período”, analisa a superintendente, Genisete Pereira.
No Hospital Regional Jessé de Andrade Fortes, no município de Estância, unidade que atendeu os foliões do Litoral Sul do estado, registrou 1.197 atendimentos de emergência durante os seis dias de Carnaval, com apenas 30 internamentos.
“O dia de maior movimento foi a quarta-feira de cinzas, quando recebemos 259 pacientes. Já o domingo, 7, foi o dia de menor procura, com 176 usuários”, detalha a superintendente, Luciana Carvalho. De acordo com a gestora, a unidade de Estância ainda realizou 11 procedimentos cirúrgicos no feriado.
Lagarto
De acordo com as informações do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, em Lagarto, foram registrados 840 atendimentos, com destaque para os acidentes de trânsito: foram 51 vítimas de acidente de moto, três de carro, outras três por acidente com motoneta e quatro pacientes que foram atropelados.
A unidade também contabilizou um número expressivo de pessoas vítimas de queda: foram 45 nesses últimos seis dias. “Tivemos, ainda, quatro pacientes com picadas de animais, sete com mordida de cão, nove com intoxicação e dez com trauma”, detalha o superintendente do Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Júnior.
A violência urbana também deixou uma marca no feriado, infelizmente, tendo como consequência o atendimento de três vítimas de ferimento por arma branca, duas por arma de fogo e cinco agressões físicas.
“Registramos algumas faltas de profissionais, mas a equipe da unidade conseguiu realizar um trabalho intenso, sem prejuízos à assistência”, frisa o gestor.
Atendimento em Itabaiana
O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, de Itabaiana, atendeu a 1.181 pacientes entre 5 e 10 de fevereiro, com 1.163 altas médicas, o que representa uma resolutividade de 98,5% dos casos registrados. Os atendimentos se dividiram entre 778 acolhimentos, 102 casos de ortopedia, 113 suturas e 188 casos de observação pediátrica.
O dia de maior movimento foi o domingo, 7, com 219 atendimentos e 216 altas médicas, se dividindo entre 133 acolhimentos, 21 casos de ortopedia, 31 suturas e 34 casos de observação pediátrica.
Já o dia mais tranquilo foi a terça-feira de Carnaval, como 169 atendimentos e o mesmo número de altas médicas, dividindo-se em 102 acolhimentos, 19 casos de ortopedia, 18 suturas e 30 casos de observação pediátrica.
Publicado: 12 de fevereiro de 2016, 18:12 | Atualizado: 12 de fevereiro de 2016, 18:12