Regulação dos Centros de Especialidades Odontológicas fortalece acesso a serviços da rede de saúde bucal

Processo organiza encaminhamentos, qualifica atendimentos e amplia resolutividade para serviços especializados em Sergipe

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Sergipe, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), avançam na organização do acesso aos serviços especializados em saúde bucal com a implantação gradual da regulação. A iniciativa qualifica o fluxo de atendimentos e garante mais transparência e eficiência no acesso da população aos procedimentos de média complexidade ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Integrantes do Programa Nacional Brasil Sorridente, os oito CEOs estaduais estão localizados nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. As unidades ofertam atendimentos como Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE), cirurgias orais, diagnóstico precoce do câncer de boca, endodontia, periodontia e confecção de próteses dentárias, além de exames complementares, a exemplo de radiografias e análises anatomopatológicas.

A partir da implantação do sistema de regulação, o acesso aos serviços passa a seguir protocolos técnicos e critérios de classificação de risco, garantindo que os encaminhamentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde sejam avaliados de forma organizada e transparente. Atualmente, as unidades de Laranjeiras, São Cristóvão e Simão Dias já operam com a regulação implantada, e o objetivo é expandir o modelo para todos os CEOs estaduais.

De acordo com a odontóloga reguladora dos CEOs estaduais, Graziane Couto, a regulação representa um avanço na organização da rede de atenção em saúde bucal, uma vez que organiza a fila de espera e fortalece a integração entre os serviços municipais e estaduais. “A regulação permite ordenar o acesso dos usuários de forma transparente, por meio de protocolos e diretrizes que qualificam os encaminhamentos e priorizam as necessidades clínicas. Além disso, possibilita que os municípios acompanhem todo o fluxo de marcação e atendimento”, afirmou.

Ainda segundo a reguladora, a ampliação do sistema envolve ações estratégicas junto aos municípios. “Estamos promovendo melhorias nas guias de encaminhamento, além de oficinas e treinamentos para equipes de saúde bucal, coordenadores e profissionais responsáveis pelas marcações municipais. O novo protocolo reunirá todas as diretrizes da regulação e vai detalhar como funciona o acesso aos serviços especializados, fortalecendo a rede e ampliando a clareza para profissionais e população”, ressaltou Graziane Couto.

Segundo o cirurgião-dentista e um dos responsáveis pela regulação dos CEOs estaduais, Alípio Santana, a implantação do sistema representa um avanço importante tanto para a gestão quanto para a assistência prestada à população. “A regulação traz mais organização, transparência e eficiência na oferta dos serviços. O Estado consegue planejar melhor os atendimentos, utilizar os recursos públicos de forma mais racional e integrar a atenção básica à especializada, fortalecendo toda a rede de cuidado”, avaliou.

Na prática, o sistema direciona os pacientes de forma mais adequada para especialidades como endodontia, periodontia especializada, diagnóstico bucal, cirurgias e atendimento de odontologia para pacientes com necessidades especiais, além de priorizar casos com maior gravidade clínica. O modelo também estabelece pactuações entre municípios de origem e de referência, contribuindo para uma distribuição mais equilibrada das vagas e maior resolutividade dos tratamentos.

Entre os principais benefícios para os usuários estão a melhoria na qualidade do atendimento, a redução do tempo de espera, a ampliação do acesso ao tratamento especializado e o fortalecimento da rede de saúde bucal do SUS em Sergipe. A iniciativa contribui para um cuidado mais integral, organizado e humanizado, alinhado às diretrizes da política pública de saúde.

Fotos: Nucom Funesa

Publicado: 5 de fevereiro de 2026, 16:44 | Atualizado: 5 de fevereiro de 2026, 16:44