Reforço na assistência: Samu elabora Plano de Contigência para o feriadão da Semana Santa

Por Júnior Matos

 
SAMU atendimento - Foto Ricardo Pinho (2)O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) montou um  Plano de Contingência integrado com outras instituições do Estado para a realização de atendimentos durante o feriado prolongado da Semana Santa (de 23 à 28 de março). A ação acontece através de uma parceira entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SSP, por meio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e visa a foco e a qualidade na assistência cada vez mais eficiente.
 
“O plano de contingência tem como meta o monitoramento dos serviços da Rede Hospitalar e de urgência e a rápida resposta nos atendimentos e no acesso a rede de atenção à saúde, de acordo com os níveis de complexidade das urgências. Para isso, os Hospitais Regionais, o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) além das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) farão parte da estratégia”, destaca a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.
 
Ainda de acordo com a gestora, a estratégia foca o período de vulnerabilidade, riscos e ameaças e ainda a situação de emergência em Saúde Pública no Estado, considerando o monitoramento dos casos de Microcefalia, surtos epidêmicos como dengue, zika vírus, violência urbana e agressões físicas.

“O Plano de Contingência para Operação Semana Santa 2016 otimizará as portas de entrada da Rede de Urgência de Sergipe, com monitoramento e resposta em situações especiais, utilizando todos os recursos necessários, agilizando de forma rápida e eficiente o atendimento à população” , complementa Conceição Mendonça. 
 
Para o Plano de Contingência da Semana Santa será disponibilizada uma Equipe de Resposta Rápida (ERR) formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículo de urgência. Diariamente, o Samu contará com 180 profissionais, que irão atuar em Unidades de Suporte Básico (USB), de Suporte Avançado (USA) e motolâncias. Além disso, equipes reguladoras com 20 gestores darão suporte à estratégia. 
 
 O Veículo de Intervenção Rápida (VIR) também estará diariamente compondo as equipes preparadas para situações de acidentes envolvendo múltiplas vítimas e eventos de massa. 
 
São caracterizadas Equipes de Resposta Répida: Gestores da Assistência e Vigilância da Rede de Atenção à Saúde, Gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), Equipes de Tecnologia da Informática, Equipes de Manutenção, Equipes da Oficina (manter um mecânico de plantão para suporte às ambulâncias), Equipes da Central de Logistíca da FHS, Equipes de Engenharia; também irão dar suporte ao Plano de Contingências.

Publicado: 23 de março de 2016, 16:36 | Atualizado: 23 de março de 2016, 16:36