Protocolo Estadual de Quimioterapia padroniza serviços oncológicos em Sergipe
Por Luiza Sampaio
Na última quarta-feira, 23, na Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou o Protocolo Estadual de Quimioterapia Antineoplásica, voltado para a oncologia clínica, pediátrica e hematologia. O documento, criado com a parceria da Sociedade Sergipana de Cancerologia e da Secretaria Municipal de Saúde, preconiza a uniformização do tratamento de câncer através da quimioterapia.
De acordo com a integrante da Coordenação da Atenção Hospitalar da SES, Rosely Mota Rocha, com essa iniciativa a Secretaria e toda equipe envolvida no trabalho criaram um padrão de qualidade do serviço oferecido aos pacientes oncológicos, disponibilizando tudo que há de mais moderno e atual na assistência médica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Além da otimização do tratamento, será possível a padronização dos medicamentos oncológicos pela Secretaria de Saúde. Desta forma, haverá maior disponibilidade dos remédios para os usuários e mais agilidade na aquisição deles, pois os profissionais seguirão o protocolo clínico já definido”, ressaltou, parabenizando a Comissão pelo trabalho realizado.
Para a elaboração, foram analisadas portarias e protocolos do Ministério da Saúde, além do Protocolo já existente no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que foi revisado e atualizado. Todos os profissionais das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Huse e do Hospital de Cirurgia, que também estiveram envolvidos no processo, receberão os três volumes do documento, cada um contemplando uma área específica.
“Também serão realizadas oficinas de sensibilização para os profissionais das Unacons, a fim de que tenham ciência da importância do Protocolo e o utilizem em sua rotina com os pacientes”, completou Rosely, lembrando que o trabalho será revisado anualmente.
Conquista
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, demonstrou a satisfação em poder participar de mais esta conquista para os pacientes oncológicos. “Quando cheguei na Secretaria, tive a consciência de que os problemas relacionados ao tratamento do câncer seriam os pontos mais difíceis na minha administração. Por isso, pedi à minha equipe que tivesse empenho e dedicação nesse sentido”, revelou.
José Sobral lembrou que a SES conseguiu otimizar o cuidado com os pacientes, diminuindo a fila de espera para tratamento, conseguindo a segunda máquina para radioterapia do estado e realizando Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Hoje, celebramos mais um importante passo na oncologia e não posso deixar de agradecer aos profissionais que se dedicaram e que estão contribuindo para um legado muito importante na Saúde de Sergipe”, agradeceu o gestor.
O presidente da Sociedade de Cancerologia, o médico Willian Soares, afirmou que Sergipe sai na frente de diversos estados, incluindo no Protocolo medicamentos modernos. “Algo inédito e que terá um reflexo muito positivo para os usuários do SUS”, avaliou, destacando, ainda, a assinatura da portaria que autoriza a criação de uma comissão para elaborar protocolos de cirurgia oncológica, que deve iniciar os trabalhos em breve.
O presidente da Somese, José Aderval Aragão, definiu o momento como um marco para a saúde pública, uma iniciativa que, inclusive, poderá servir de exemplo para outras regiões do país. “Os profissionais agora terão um embasamento pré-definido na hora de atender determinado paciente, o que vai contribuir não só para o aprimoramento do tratamento, mas também com a rotina de trabalho dos médicos”, pontuou.
Publicado: 24 de março de 2016, 14:48 | Atualizado: 24 de março de 2016, 14:48