Projeto Saúde na Escola garante melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens
Por Leandro Luz
Os Ministérios da Educação e Saúde atuam, juntos, para oferecer políticas publicas à crianças e adolescentes. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma dessas ações, que funciona em parceria com os Hospitais Universitários, ofertando serviços de saúde qualificados em várias especialidades.
Em Sergipe, as secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (SEED) já colocam em prática esse trabalho, percorrendo as escolas da rede estadual e municipal para realizar a triagem das crianças e jovens que necessitam de atendimento oftalmológico.
O município de Nossa Senhora de Aparecida foi o primeiro contemplado com as ações do PSE. Na tarde de ontem, 24, 12 crianças, com um acompanhante responsável, foram encaminhadas ao Hospital Universitário, em transporte oferecido pela SEED, onde receberam aplicação de colírio. As que apresentaram dificuldades de visão já saíram da consulta com óculos.
“Esse atendimento é muito importante para o meu filho, pois ele teve complicações no parto e perdeu a visão de um dos olhos. Como não tenho condições financeiras, é difícil fazer o acompanhamento necessário. O exame indicou que ele não consegue enxergar nada com o olho esquerdo, mas não precisa de óculos para o direito”, contou Silvania de Melo, mãe de uma das crianças atendidas.
Neste primeiro momento do projeto, 56 crianças do município receberão atendimento. Logo após, a ação contemplará a cidade de Porto da Folha, que já pactuou a participação no Programa Saúde na Escola.
“Esse é um projeto contínuo, ofertado pelos profissionais do HU. O Ministério da Educação realizou a entrega do contêiner com todos os aparelhos para realização dos exames oftalmológicos e confecção de óculos, assim, o paciente diagnosticado com a necessidade do uso já pode voltar para casa já com eles”, informou a coordenadora de Atenção Básica da SES, Luciana Boaventura.
Publicado: 25 de fevereiro de 2016, 20:09 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2016, 20:09