Projeto Salve + 1 mobiliza voluntários para contribuir com a doação de sangue

Por Rosângela Cruz

projeto salve + 1 HEMOSE (2)Dando continuidade às campanhas para preparação do estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) durante os festejos juninos, nesta quarta-feira, 15, o serviço recebeu a colaboração do projeto Salve + 1, do município de Cristinápolis. A iniciativa do grupo, somada a do doador regular, visa atender a hemorrede composta por 27 unidades hospitalares e maternidades no Estado.

De acordo com Maria Alice Santos Fontes Neta, uma das líderes e responsável pela parceria com o hemocentro desde 2015, a mobilização solidária teve início há cerca de um ano para ajudar estimular o ato regular da doação. “Nesse período conseguimos reunir voluntários para vim a a cada três meses ao Hemose colaborar com os serviços de doação e o cadastro de medula óssea”, explicou.

Nesta edição, um convidado especial participou da caravana: o industriário Alfredo Anunciação, que é doador há dez anos. Ele relatou que quando doou pela primeira vez foi para ajudar um amigo, que precisou para uma cirurgia. “Depois disso, mudei até minha alimentação para sempre poder doar. Eu estava na missa quando o padre falou desse projeto. Procurei Osnir que organiza a campanha e hoje vim com essa turma”, acrescentou.

Geildes Santos Andrade e Yasmim dos Santos Reis decidiram fazer o cadastro de medula óssea. “Não pude doar, mas vim para ajudar, por isso fiz o cadastro, que também tem essa finalidade ajudar a salvar vidas dos pacientes que esperam encontrar um doador compatível pata o transplante da medula”, comentou Geildes.

A gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, comemorou a movimentação dos doadores ao mesmo tempo, convidando novos doadores para comparecer ao Hemose. “Queremos estimular essa cultura do voluntariado para que possamos atender as demandas transfusionais dos hospitais”, ressaltou ao pontuar que a necessidade é ininterrupta, em especial em períodos festivos.

Ela informou que desde o inicio deste mês o Hemocentro de Sergipe segue com a campanha que tem como tema: “Os festejos juninos estão no sangue. A solidariedade também”, com o intuito de incentivar a doação de sangue entre os doadores fidelizados e os parceiros, responsáveis pela mobilização de grupos.

“Ao longo deste mês trabalhamos com a meta de pelo menos 100 doações ao dia, para manter o estoque em níveis estáveis para atender toda a rede hospitalar, assim como outras necessidades”, concluiu.

Pode doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses.

Serviço

Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.  Mais detalhes sobre o serviço de doação, agendamento de campanhas, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 16 de junho de 2016, 14:31 | Atualizado: 16 de junho de 2016, 14:31