Projeto PanificaSUS chega à Região de Itabaiana
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), deu inicio, na manhã desta segunda-feira, 29, ao Projeto PlanificaSUS Sergipe na Região de Itabaiana. O projeto que é desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Saúde (CONASS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), governos estaduais, prefeituras municipais, além do Hospital Albert Einstein, o executor, tem como objetivo organizar os processos de trabalho da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária. A programação seguirá até 1º de agosto.
A região de Itabaiana, que compreende 14 municípios, Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo, foi a segunda região escolhida para a implantação do projeto, em virtude da desistência de outro Estado e obedecendo a critérios pré-estabelecidos como, por exemplo, possuir um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), em cada uma das 14 localidades.
A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Ana Paula Vieira, destaca que essa é uma aposta importante para o desenvolvimento correto e organizado da Atenção Primária, em conjunto com a Atenção Especializada. ‘É mais uma aposta que a gente faz de que, dessa forma, sabemos que vamos conseguir melhorar a saúde do Estado. Pelas respostas que já existem do andamento do projeto em outra região, a gente já sabe que é um ponto muito favorável e que é uma oportunidade grande para que os municípios, com essa força, com esse apoio, essa orientação que estão recebendo, consigam, de fato, mudar os processos de trabalho para melhor”, disse.
Já a coordenadora da Atenção Ambulatorial Especializada, Luciana Alves, comentou que organizar duas regiões será um grande desafio. “Sabemos do desafio enorme que é, mas a gente aposta no desenvolvimento da saúde pública, e, com isso, trazer benefícios à população. Então a equipe SES e toda a equipe gestora dos 14 municípios estão implicadas para que esse projeto dê certo. Hoje acontece a abertura com a Região de Itabaiana e amanhã haverá a abertura oficial com a presença do Governador, Prefeitos, UFS, Secretário de Estado da Saúde, representantes do Hospital Albert Einstein, Funesa, COSEMS, CES, Nems e demais autoridades e parceiros. O nosso Secretário apostou na equipe técnica da SES e deu o ‘sim’ para que a gente tocasse mais uma região, então nós estamos bem felizes e dispostos a transpor todas as dificuldades”.
Para a Secretária Municipal de Saúde de Itabaiana, Mara Rúbia, o projeto é de imensa importância para melhoria dos processos de trabalho das Unidades Básicas de Saúde de toda a região. “É com muita satisfação e carinho que recebemos o PlanificaSUS, pois sabemos da importância desse projeto para capacitação de todas as pessoas envolvidas na Atenção Primária”, conclui a secretária.
Publicado: 29 de julho de 2019, 15:56 | Atualizado: 29 de julho de 2019, 15:56





