Projeto Gestante Saudável alerta para a importância da alimentação
O projeto Gestante Saudável realizou uma nova edição nesta terça-feira, 20, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde. Dessa vez o evento, que aconteceu no auditório da unidade, contou com a palestra da nutricionista Fabiana Barreto, que ministrou o tema: “Alimentação da Gestante e Lactante”, com o objetivo de interagir com as gestantes que estão internadas para tratamento clinico na Ala Rosa da MNSL. Participaram do evento, alunos do 9º período de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a estagiaria de Nutrição, Daniela Oliveira.
O Projeto Gestante Saudável é composto por profissionais da MNSL) que incluem enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas e tem como objetivo desenvolver um processo de sensibilização, interação e orientação com as gestantes internadas na ala Rosa da MNSL. “Hoje falamos sobre alimentação saudável para as gestantes e lactantes da maternidade. Foi uma palestra bastante produtiva que contou com a grande adesão das pacientes e das acompanhantes, além da presença da Professora Mariana e dos alunos do curso de Fisioterapia da UFS”, disse Fabiana.
Ela explicou ainda que foi abordada a importância da alimentação saudável e da água, com a recomendação para as gestante, de ingerir de 3 a 4 litros de água por dia, comer frutas e verduras, evitar frituras, gorduras, alimentos embutidos e industrializados. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a importância da alimentação no sentido de garantir a saúde da mulher durante a gestação como também de alguns alimentos que são importantes para amamentação. Também fizemos brincadeiras com mitos e verdades para mostrar a elas que algumas coisas que as pessoas falam é apenas mito, observou a estagiaria de nutrição Daniela Oliveira.
Para a aluna do curso de Fisioterapia da UFS, Thainá Regina dos Santos, a capacitação é algo muito importante para as pacientes, porque através da capacitação elas identificam o que pode e o que não pode ser feito durante a gestação e o período de amamentação. “Isso traz um benefício muito grande porque muitas mães têm dúvidas que são sanadas quando se tem uma capacitação dessas que é oferecida, não só para os profissionais, também às gestantes da ala”, comentou Thainá.
“Estou na maternidade porque há 24 dias. Minha bolsa rompeu e cheguei aqui com 4 centímetros de dilatação. Fiquei internada e estou com 25 semanas de gestação. Essa palestra me ajudou a saber como que eu vou poder amamentar minha filha da melhor forma, o que devo comer e o que não posso depois que ela nascer”, atentou Ediciane Amália Florença.
Alimentos
A nutricionista comentou que a ingestão de água, desde a gestação até a lactação, é fundamental, porque ajuda no aumento do leite, por exemplo. “É importante consumir diariamente frutas frescas, legumes, verduras, leguminosas, cereais integrais, peixes, frango e carne bovina magra, grelhada ou cozida. “É ainda importante evitar produtos industrializados, chás (com exceção de prescrição do nutricionista), chocolates e cafés (recomenda-se consumir, no máximo, três xícaras de 200 ml de café por dia. Além de não consumir bebidas alcoólicas e fazer uso de cigarro”, advertiu a nutricionista.
Sobre mitos, Daniela reforçou que não há evidências de que a cerveja preta promova aumento da produção de leite. Ela ressaltou ainda que não é permitido tomar qualquer tipo de álcool, já que passa para o leite materno. Ela comentou ainda que não existe comprovação de que o consumo de cuscuz com leite aumente a produção de leite materno. “Essa combinação é nutritiva para a mãe, mas o que estimula de verdade a produção do leite é colocar o bebê para mamar”, alertou. A estagiária.
Mudanças
Supervisionando os trabalhos e avaliando a profissão, Fabiana disse que a nutrição tem o dever de mudar a vida das pessoas pela alimentação. “Ser nutricionista para mim significa acreditar que conseguimos cuidar do paciente, não apenas com toque, com carinho por ser profissional da área da saúde, mas oferecendo alimentos que podem mudar a vida por completo Medicamento nenhum poderia viabilizar esse resultado”, assegurou a nutricionista Fabiana Barreto.
Publicado: 20 de agosto de 2019, 17:14 | Atualizado: 20 de agosto de 2019, 17:16