Programa Estadual de IST/Aids realiza oficina de prevenção em São Francisco e Japoatã

Por Luiza Sampaio

IST japoatã (1)Dois municípios sergipanos receberam ontem, 18, uma oficina ministrada pela equipe do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids). Os profissionais das áreas da Saúde e Educação dos municípios de São Francisco e Japoatã ouviram do médico Almir Santana, gerente do programa, informações sobre prevenção combinada, uma nova estratégia que surge para fortalecer o enfrentamento à epidemia de HIV.

“O método consiste no uso do Tratamento Como Prevenção (TCP), a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), além da essencial utilização da camisinha”, explica.

Almir Santana também ressaltou a importância dos municípios manterem um acompanhamento da situação dos casos de HIV positivos, além da essencial melhoria do pré-natal.

“É preciso que as Unidades Básicas de Saúde façam o acolhimento das gestantes e tenham esse cuidado, incentivando que mães e pais cumpram todo o pré-natal. A Atenção Básica de cada município deve ter um papel mais ativo na captação e garantia da assistência dessas mulheres”, frisa.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Propriá, serviço especializado de diagnóstico e prevenção que realiza testes rápidos para a detecção do HIV, Sífilis e das Hepatites B e C, disponibilizou alguns exames para os participantes da oficina.

“Este CTA é um dos que mais atende a Região do Baixo São Francisco, e participou deste evento com o intuito de enfatizar, também, a importância do diagnóstico e tratamento precoce”, complementa.

Como resultado do sucesso das duas oficinas, o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis realizará um grande evento, envolvendo as cidades ribeirinhas de Sergipe (Ilha das Flores, Brejo Grande, Neópolis e Santana do São Francisco) e Alagoas (Penedo, Igreja Nova e Piaçabuçu).

“São regiões onde o índice de prostituição tem aumentado muito. Por isso, faremos oficinas de prevenção para os profissionais da saúde, ações nos prostíbulos e teremos a participação da Unidade Móvel, realizando testes rápidos”, detalha Almir Santana.

 

Publicado: 19 de agosto de 2016, 17:20 | Atualizado: 19 de agosto de 2016, 17:20