Governo promove Programa de Educação Continuada para profissionais da saúde

São cursos de capacitação prática para profissionais de saúde, eventos em datas comemorativas relacionadas às áreas de atuação do hospital, além de sessões de discussões de casos clínicos de eventos adversos à saúde

O Núcleo de Epidemiologia, Segurança do paciente e Infecção Hospitalar (NESPIH) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolverá ao longo deste ano, o Programa de Educação Continuada (PEC), com oferta de diferentes modelos de eventos educativos e de capacitação profissional. São cursos de capacitação prática para profissionais de saúde, eventos em datas comemorativas relacionadas às áreas de atuação do hospital, além de sessões de discussões de casos clínicos de eventos adversos à saúde.

A coordenadora do NESPIH, Iza Lobo, destacou o objetivo do Programa de Educação Continuada e a importância para os profissionais do Huse. “O objetivo principal é oferecer diferentes oportunidades de capacitação para os profissionais de saúde do Huse, com extensão à Rede Estadual de Saúde. Por isso, desde já, eu agradeço o apoio da superintendência, diretorias, coordenação de enfermagem, gerências e lideranças no sentido do incentivo e empenho na participação dos profissionais”, destacou.

No âmbito do Huse, foi autorizada para os profissionais de enfermagem uma política de incentivo à capacitação, que ofertará uma folga de 12 horas em contrapartida de cada 12 horas de presença certificada no PEC-NESPIH 2019. Cada evento programado dará direito a um certificado de participação de 2 horas. A presença em todos os eventos resultará no acúmulo de 24 horas de capacitação.

Programação

O PEC 2019 contará com uma programação diversificada e englobará cursos rápidos e práticos de: Segurança do Paciente, Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, Gerência de Risco Hospitalar, Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Microbiologia. Os eventos comemorativos e especiais são: Dia Mundial da Tuberculose, Dia Mundial da Higiene das Mãos, Uso de Antibióticos e Resistência, além do Dia Mundial da Sepse.

As sessões de casos e cuidados em eventos adversos à saúde iniciará com a apresentação do caso clínico, seguindo-se para abertura de debates para a construção de causa raiz e finalizando com apresentação de plano de ação para prevenção de novos eventos.

Na próxima segunda-feira, 25, a programação terá início com o Dia Mundial da Tuberculose. No dia 10 de abril, iniciará o curso rápido e prático de “Segurança do Paciente”. Nos dias 2, 3 e 22 de maio serão ofertados “Casos e Cuidados em EAS”, “Dia Mundial da Higiene das Mãos” e o curso rápido e prático de “Infecção Hospitalar”, respectivamente. Em julho, no dia 3, acontecerá o curso rápido e prático “Microbiologia” e no dia 25, “Casos e Cuidados em EAS”.

A partir do segundo semestre, no dia 15 de agosto, acontecerá o “Uso de Antibióticos e Resistência”. No mês de setembro no dia 5 é o “Dia Mundial da Sepse” e no dia 25, curso rápido e prático “Vigilância Epidemiológica”. No dia 17 de outubro é a vez dos “Casos e Cuidados em EAS”. Já no dia 6 de novembro, será o curso rápido e prático “Gerência de Risco”.

Publicado: 21 de março de 2019, 13:55 | Atualizado: 21 de março de 2019, 14:03