Profissionais realizam campanha de incentivo a doação de sangue
Por Rosângela Cruz
Uma iniciativa criada a partir de um grupo de profissionais liberais para contribuir com a doação de sangue. Foi essa a proposta da ação ‘Mulheres de Sucesso Up’ realizada no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), com o objetivo de estimular e ato regular da doação entre o público feminino.
Segundo Silvaneide Santos Souza, o grupo composto por 170 participantes organiza atividades sociais mensais, destinadas a promoção da saúde e do bem-estar.
“Pensamos na doação de sangue como uma forma de ajudar coletivamente a sociedade e também divulgar a necessidade desse serviço que é tão importante para os pacientes que passam pelos hospitais e unidades de saúde”, destacou.
Dentre as mulheres, a vendedora Vanessa Gonçalves comemorou a primeira doação de sangue. “Confesso que, no início, tive um pouco de medo. Depois senti o quanto é tranquilo, rápido e seguro o processo”, frisou.
Para Tatiana Sales, a campanha promovida pelo grupo de profissionais foi uma oportunidade para renovar o gesto. “Já sou doadora de sangue por opção e sempre me organizo pelo menos duas vezes ao ano”, contou.
“Iniciativas como a desse grupo faz toda diferença, porque a mulher é ativa, participativa e comprometida com as causas que decide apoiar”, declarou a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, assistente social Rozeli Dantas.
De acordo ainda com a gerente, a doação de sangue praticada pelas mulheres no Hemose vem ampliando ao longo dos anos. Ela revelou que o percentual do público feminino de 15% subiu para 27%, e que, alguns mitos relacionados ao ciclo menstrual, amamentação, gestação, além do medo, é que afastam a mulher do serviço.
“A doação é orientada por critérios e normas técnicas para garantir a saúde do doador e também do receptor, no caso o paciente que receberá o produto final, produzido a partir do sangue. O ideal é que a pessoa antes de doar, busque informações sobre o procedimento”, ressaltou.
A principal diferença em relação a doação masculina e feminina está no intervalo entre as doações. “Os homens têm um intervalo que varia de dois a três meses. Já a mulher de três a quatro meses”, detalhou Rozeli.
Orientações
Para o dia da doação é recomendado que o voluntário compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. Também é importante ter um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
Informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 7 de junho de 2016, 13:24 | Atualizado: 7 de junho de 2016, 13:24