Profissionais da Saúde participam de Pós-Graduação do Sírio Libanês com o apoio da Funesa

Por Kitéria Cordeiro

 
Cerca de 80 profissionais de saúde do Estado e município de Aracaju participam do quarto módulo do curso de Pós-Graduação do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Serão desenvolvidas atividades para Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Especialização em Regulação em Saúde, Especialização em Gestão em Vigilância Sanitária e Especialização em Vigilância em Saúde.

O curso de especialização acontece mensalmente, com duração de três dias nos períodos da manhã e tarde no auditório da Funesa. A iniciativa conta, também, com a parceria do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários Municipais (Conasems). O projeto consiste em estratégias  para o fortalecimento de ações  do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O primeiro módulo teve início em 25 de novembro de 2015, com previsão de conclusão para o dia 10 de dezembro de 2016. Hoje, a especialização foi dividida em dois grupos com 40 alunos, através de dois cursos: Gestão da Clínica na Rede de Atenção e Gestão em Vigilância Sanitária.

Os facilitadores desse módulo são os servidores estaduais Paulo Brito e Flávia Matos. Os pré-requisitos para participar da Pós-Graduação são: ter nível superior e ter diretrizes gerais e capacidades desejáveis. A carga horária total são 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância. O curso recebe o apoio da coordenação de Pós-Graduação e Educação Permanente da Funesa.

“As turmas são multiprofissionais, formadas por gestores e trabalhadores de todo o estado, e a perspectiva é que o processo de ensino e aprendizagem seja fortalecido por meio do compartilhamento de conhecimentos, vivências e experiências que os alunos já trazem, além da construção coletiva de novos conhecimentos. Os cursos de especialização, com atividades presenciais e a distância, através da Plataforma Virtual do IEP/HSL”, explicou  Daniele Travassos, coordenadora da Pós-Graduação da Funesa.

“Os cursos de especialização do Sírio Libanês têm uma abordagem construtivista da educação de adultos e buscam estimular a capacidade de aprender a aprender.  O trabalho em equipe, a postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades da sociedade, também aprofunda, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas gestão, saúde e educação”, disse Paulo Brito.

O facilitar Paulo Brito falou sobre os dois temas que foram discutidos nesta quarta-feira: Gestão de Clínica, que terá a atenção direta em serviços de saúde com ênfase na atenção primária, equipes de apoio matricial, NASF, atenção especializada ou de referência, serviços de urgência/emergência, serviços hospitalares vinculados ao SUS; em serviços de apoio técnico à atenção; em gestão de serviços e sistemas de saúde; em atividades de formação de pessoas nos cenários do SUS e Vigilância em Saúde, voltado para os profissionais de saúde do SUS, gestão municipal e estadual, envolvidos nas ações de promoção da saúde, prevenção e controle de problemas de saúde pública no âmbito da vigilância em saúde. Deve ser considerado que todos os pontos de atenção constituintes da Rede SUS locorregional podem ser contemplados se desenvolverem as ações acima definidas.

Parceria

A operacionalização dos cursos, em Sergipe, dar-se  através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Funesa, semelhante às duas ofertas anteriores do projeto, realizadas no período de 2012-2013 e 2013-2014, no que diz respeito à garantia de infraestrutura necessária para o pleno desenvolvimento das atividades previstas, de acordo inclusive com o padrão solicitado pelo IEP/HSL, em Termo de Referência.

Publicado: 10 de março de 2016, 18:39 | Atualizado: 10 de março de 2016, 18:39