Procurador Ramiro Rockembach prestigia reunião da Comissão de Gestão em Saúde
Por Herieta Schuster
Nesta segunda-feira, 05, aconteceu a primeira reunião da Comissão de Gestão em Saúde (CGS) no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro foi ministrado pela secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, e pelo presidente da CGS e assessor de Gabinete, Márcio Barretto, contando com a presença do procurador da República do Ministério Público Federal, Ramiro Rockembach, membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) e de representantes de alguns sindicatos da área, a exemplo do Sindicato dos Médicos (Sindimed), Sindicato dos Enfermeiros (Seese), Sindicato dos Trabalhadores da Área de Saúde (Sintasa), entre outros.
Entre os temas debatidos estava o cronograma de 2017, sendo estabelecida a data em cada mês para a realização dessas reuniões.
Segundo Márcio Barretto, a Comissão foi formada após uma audiência pública no Ministério Público Federal, quando ocorreu o processo de renovação entre o contrato do Governo do Estado com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
“O procurador Ramiro Rockembach sugeriu o auxílio dos sindicados e órgãos de controle social para uma melhor aproximação com Comissão de Gestão de Saúde, para sempre estar fazendo suas melhorias focadas também com a visão dessas entidades. O intuito é melhorar o processo de trabalho, tirando um pouco de aquele olhar muito técnico”, relata.
Ele ainda afirma que essa Comissão resulta em um passo de qualidade na saúde. “Essa primeira reunião foi muito positiva, porque aconteceu em um clima de parcerias e de contribuições, sempre olhando o Sistema único de Saúde (SUS). Temos pontos a melhorar. Foi visível que todos querem contribuir para termos um SUS melhor”, comentou Márcio Barretto.
Para a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, “essas reuniões são fundamentais para mostrarmos a transparência e a eficiência do trabalho da SES. Na última reunião no MPF, foi prolongando o contrato entre a SES e FHS por mais um ano, com a presença do Conselho Estadual de Saúde e com todos os Sindicatos da Saúde. Hoje, apresentamos nossa proposta de trabalho em relação a contratos, recursos humanos e acredito que tudo isso vem fortalecer as ações já realizadas”.
O secretário Geral dos Sindicatos dos Médicos de Sergipe, Carlos Spina, fez uma avaliação positiva dessa primeira reunião. “É um início, uma apresentação de alguns gráficos e intenções de Fundação Hospitalar de Saúde. Foi perceptível a uma intenção de organizar. Acompanharemos mensalmente essas intenções, as implantações, o monitoramento e as avaliações, para que consigamos fazer que a ação conjunta entre gestão e servidores contribui na melhoria do atendimento da população”, relatou.
Publicado: 5 de dezembro de 2016, 17:40 | Atualizado: 5 de dezembro de 2016, 17:40