Primeira paciente a tocar o sino no Hospital do Câncer de Sergipe celebra vitória e destaca cuidado humanizado

Na última segunda-feira, 15, a unidade recebeu os primeiros pacientes para o tratamento de quimioterapia em adultos


O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS) viveu nesta sexta-feira, 19,  um momento simbólico e emocionante com a primeira paciente a finalizar o ciclo quimioterápico e tocar o sino da unidade, gesto que representa o encerramento de uma etapa importante do tratamento oncológico e renova a esperança de quem enfrenta a doença.

“Foi um dia memorável na minha vida. Foi a primeira fase vencida. Agora é só vencer as próximas”, contou emocionada  a paciente Nayza Antônia Nunes, 35 anos,  do município de Itabaiana.

Diagnosticada em julho com carcinoma infiltrante da mama esquerda, a paciente contou que foi rápido o processo, graças ao acompanhamento preventivo que já realizava por ter histórico familiar de câncer. Mesmo sem ter completado um ano desde o último exame de rotina, ela percebeu alterações na mama, procurou atendimento médico e realizou os exames necessários, incluindo ultrassom, mamografia e biópsia.

Nayza Antônia, paciente do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e do Hospital do Câncer de Sergipe, concluiu o ciclo de quimioterapia na nova unidade oncológica. Em tratamento desde setembro no Huse, a paciente comemorou a conclusão da etapa no novo hospital, um momento marcado por alegria e esperança.

Renovação e esperança

O toque do sino marcou o fim da primeira fase do tratamento. De acordo com ela, os resultados já são positivos: o tumor apresentou redução significativa, constatada a cada consulta médica.

Não participei da inauguração do hospital, mas inaugurei o sino, que simboliza o recomeço de uma nova jornada na minha vida. Todo o processo aconteceu de forma ágil, desde a confirmação do diagnóstico até o início do tratamento. A rapidez no atendimento foi fundamental para enfrentar o momento com mais segurança”, disse Nayza.

Os próximos passos incluem a realização da cirurgia, já programada, com posterior avaliação para definir se será necessária a retirada total da mama ou apenas de um quadrante. Após o procedimento, o tratamento deve seguir com radioterapia no Huse, conforme orientação médica.

Hospital do Câncer

Na última segunda-feira, 15, a unidade recebeu os primeiros pacientes para realização de quimioterapia adulta, primeiro setor a ser transferido do Huse para a nova unidade. A mudança da oncologia do Huse para o HCS ocorrerá gradativamente.

Com a chegada do HCS, os pontos de infusão adulto ofertados pelo Estado saíram de 24 para 60, o que representa um crescimento de 150% em relação à capacidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), onde o procedimento era realizado.

A nova unidade hospitalar, inaugurada no dia 10 de dezembro, possui uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos. Destes, 135 para internação hospitalar, distribuídos em 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos UTIs Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102  de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.

O hospital também conta com 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento.

Publicado: 19 de dezembro de 2025, 19:01 | Atualizado: 19 de dezembro de 2025, 19:04