Preparação para a Páscoa: Huse realiza Via Sacra envolvendo pacientes e funcionários
Por Katiane Menezes
Um testemunho público da fé. Foi isso que pode ser observado durante o início da preparação para a Páscoa, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), com a Via Sacra realizada na tarde dessa quarta-feira, 17. Liderados pelo Padre Givanildo Santos, os participantes percorreram os corredores do prédio administrativo e as enfermarias 100, 200, 300 e 400, envolvendo pacientes, acompanhantes e funcionários.
Durante o percurso, os fiéis leram as passagens bíblicas das 15 estações que retratam os passos e sofrimentos vividos por Jesus, desde a sua condenação até o momento em que ressuscitou. Acompanhado por membros evangelizadores que integram o grupo de voluntários ‘Bons Samaritanos’, o padre adaptou a descrição do trajeto de Jesus à realidade social enfatizada pela Igreja Católica.
“Via Sacra é um caminho sagrado, então a gente percorreu os caminhos do filho de Deus, rezando de modo especial para os que estão enfermos e internados pudessem associar o seu sofrimento com o de Cristo, que não foi sem sentido, mas sim uma passagem para a vida melhor”, explicou o religioso.
Padre Givanildo aproveitou a oportunidade para também destacar a importância da Campanha da Fraternidade 2016, que tem como tema o saneamento básico e a responsabilidade para todos. “Analisamos sobre a importância da Campanha, que esse ano levanta responsabilidade que todos precisam ter com o planeta, nossa casa comum, lembrando de um modo especial o saneamento básico e a água”, enfatizou.
A estudante Ângela Moura, 29, estava acompanhando a mãe na enfermaria da Ala 200. Assim que viu e ouviu a passagem do cortejo, correu para a porta do quarto e acompanhou o ritual, logo em seguida recebeu a benção do padre, assim como todos os pacientes da enfermaria. “Minha mãe é diabética e sofreu uma queda em casa. Agora ela já começa a se recuperar, tenho fé em Deus que essa benção de hoje vai fazer milagres na saúde dela”, disse.
A técnica de enfermagem Marisa Silva, também acompanhou o ritual entre um atendimento e outro. Para ela, um momento de fé e muita oração. “Temos que respeitar esse período tão sagrado e importante para nós, filhos de Jesus. Ele sofreu para nos salvar, então tenho muito respeito e fé para com o meu pai celestial”, ressaltou.
Via Sacra
O exercício da Via Sacra teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII), quando os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. Até o final da Quaresma, todos os setores do Huse serão visitados com a Via Sacra.
Publicado: 18 de fevereiro de 2016, 19:00 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2016, 19:00