Postos Médicos Avançados do Samu realizaram 704 atendimentos durante o período junino
Por Júnior Matos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizou no período de 17 a 29 de junho (quando ocorreram os festejos juninos de Aracaju), 704 atendimentos. Deste total, 73 no Arraiá do Povo e 631 no Forró Caju.
Foram contabilizados 586 atendimentos clínicos. “62 aconteceram no Arraiá do Povo e outros 524 no Forró Caju. Entre as principais causas para assistência estão: intoxicação por álcool, dores de cabeça e e vômito”, revela a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
No mesmo período, foram registrados 88 atendimentos a causas traumáticas, sendo 8 no Arraiá do Povo e 80 atendimentos no Forró Caju.
Postos Médicos Avançados
Nos Mercados Centrais (Forró Caju) e Orla de Atalaia (Arraiá do Povo) foram montados Postos Médicos Avançados para garantir um atendimento qualificado e seguro aos forrozeiros sergipanos e turistas. Na Orla de Atalaia, a montagem deste ficou sob total responsabilidade da gestão do SAMU 192 Sergipe.
Os postos foram totalmente equipados e tinham equipes com médico, enfermeiro e técnico, além do apoio de uma USB que fazia a remoção dos pacientes quando necessário. No Forro Caju, a montagem ficou sob a responsabilidade da secretaria municipal de Saúde e o SAMU disponibilizou duas ambulâncias diariamente (1 USA e 1 USB), assim como materiais médico-hospitalares.
“O Posto Médico Avançado está equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e desfibriladores, dentre outros materiais e medicações que são fundamentais para atendimento inicial de urgência e garantia do suporte e estabilização de pacientes em qualquer situação”, detalha a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos
Queimaduras
Ainda durante o período, foram contabilizados 12 atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras.
“Os atendimentos variam entre pacientes vítimas de queimaduras por fogos de artifícios, acendimentos de fogueiras ou até mesmo no preparo de alimentos. Os casos de menor gravidade foram encaminhados aos Hospitais Regionais. Já os casos de média e alta complexidade, ou os considerados como “grandes queimados”, foram enviados ao Hospital de Urgências de Sergipe, após avaliação da Central de Regulação das Urgências”, avaliou Glícia Ramos.
Plano de Contingência
Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Samu elaboraram o Planejamento Estratégico de Assistência para a Operação São João 2016. O Plano de Contingência aconteceu através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e entidades parceiras, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros. O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e os Hospitais Regionais também fizeram parte da estratégia.
“A ações operacionais foram iniciadas em 31 de maio e seguem até o dia 4 de julho quando ocorre o encerramento oficial dos festejos juninos em Sergipe”, ressalta Glícia Ramos.
De acordo com a gestora , a execução da estratégia fortalece as ações assistenciais ao grande público, promovendo a garantia de atendimento em situações de emergências clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas, por causas externas, além de lesões ocasionadas por queimaduras.
“Durante os dias de festejos, foram estruturadas equipes de resposta rápida para monitoramento formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículo de urgência gestores da SES/FHS, além da participação dos demais órgãos institucionais que atuam direta e indiretamente na organização, preparação e resposta do São João em Sergipe”, ressaltou.
O plano de contingência teve como foco acompanhar as respostas aos eventos e coordenar o fluxo das portas de entrada da Rede Hospitalar e de Urgência, do Samu e de órgãos dos Governos Federal e Municipal também envolvidos, quando solicitados.
Publicado: 1 de julho de 2016, 16:22 | Atualizado: 1 de julho de 2016, 16:22