População de Socorro aprova ampliação da Ala Vermelha do Hospital José Franco Sobrinho
Os novos leitos da Ala Vermelha, que compõem o eixo crítico, representam um aumento de 170% da capacidade de atendimentos a pacientes considerados graves
Com o intuito de garantir assistência qualificada à população, o Governo do de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou o número de leitos da Ala Vermelha no Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. Com a ampliação, a unidade passou de três para oito leitos de estabilização, que dispõem de estrutura similar às Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).
Os novos leitos da Ala Vermelha, que compõem o eixo crítico, representam um aumento de 170% da capacidade de atendimentos a pacientes considerados graves e contam com uma estrutura de qualidade, com monitores multiparâmetros, camas elétricas, bombas de infusão, aparelho de ultrassonografia moderno e transdutor para realização de ecocardiograma.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, a ampliação é um avanço tecnológico para a população do município. “É um momento único, que contou com um excelente trabalho em equipe para que essa ação acontecesse. O município de Socorro é uma região populosa, que abrange e auxilia outras cidades no quesito saúde, e essa ampliação é um avanço imprescindível para salvar vidas”, destacou o secretário.
A unidade, que é caracterizada como Hospital Geral, oferta serviços de urgência e emergência, internação, Serviço Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadt) e maternidade de risco habitual, com fluxo de atendimento por demanda espontânea e referenciada.
Para a marisqueira aposentada Iraci Rodrigues, a ampliação dos leitos de estabilização é um acerto da gestão. “Eu acho ótimo. Os socorrenses sendo beneficiados com o hospital aumentando a sua extensão, com certeza é melhor para todo mundo”, comemorou.
Novos equipamentos
A unidade vem passando por uma renovação tecnológica desde o início de 2023, a fim de promover uma melhor qualidade nos atendimentos. Foram adquiridos o aparelho de raio X portátil digital (já em uso na unidade) e implantado o raio X digital fixo, em substituição ao aparelho de raio X analógico, proporcionando celeridade aos resultados dos exames, melhor qualidade nas imagens, além da diminuição da exposição à radiação, seja do paciente ou dos profissionais.
Outra renovação importante foi a implementação do exame de ecocardiograma no diagnóstico precoce para doenças como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, febre reumática, além de doenças infecciosas e inflamatórias do órgão.
De acordo com a superintendente do Hospital José Franco Sobrinho, Eline Feitosa, a unidade vem priorizando cada vez mais a qualidade nos atendimentos. “Tivemos a ampliação do centro cirúrgico, que representa um aumento de 33% da capacidade de atendimento à população, totalizando três, além de um estar de enfermagem do Centro de Esterilização de Material (sala de repouso). Esses investimentos têm ajudado na agilidade dos resultados dos exames”, detalhou.
A auxiliar de cozinha Adriana de Pontes também ficou muito feliz com os novos equipamentos. “A Saúde está de parabéns. Estávamos precisando mesmo, e agora temos mais conforto e cuidado com os pacientes”, aprovou.
Para a funcionária pública Daniela Albuquerque, os investimentos no hospital são extremamente importantes. “Foi necessária essa ampliação, em virtude do quantitativo de pessoas atendidas neste hospital, e acredito que esse avanço vem em uma boa hora, tanto para o município como para todo o estado”, disse.











Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco
Publicado: 17 de agosto de 2023, 18:51 | Atualizado: 22 de agosto de 2023, 17:06