População de Ilha das Flores elogia serviços da Saúde no ‘Sergipe é aqui’

Com 12ª edições, programa itinerante do Governo de Sergipe leva diversos serviços para os municípios do estado

 

O ‘Sergipe é aqui’ é um programa itinerante do Governo do Estado que engloba diversas secretarias e órgãos da administração estadual, com o intuito de levar serviços importantes aos municípios sergipanos. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou para a população de Ilha das Flores, nesta sexta-feira, 6, serviços como exames e consultas ginecológicos e urológicos; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; atendimento odontológico; agendamento de cirurgias; e cadastro para doação de medula óssea. 

A ação chegou a sua 12º edição e já passou pelas cidades de Itaporanga D’ Ajuda, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores, Carmópolis, Estância, Porto da Folha, Propriá, Boquim, Frei Paulo, Capela, Santo Amaro das Brotas e Ilha das Flores. A Secretaria da Saúde trouxe as Carretas do Homem e da Mulher, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ e o programa ‘Sorrir Sergipe’, que promoveu avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral. 

Já o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose, clamídia, esquistossomose e HIV, bem como HTLV para gestantes, testes de leishmaniose visceral humana, PSA total/livre para homens, Ca-125, herpes vírus, entre outros. 

“Os serviços ofertados pelo Lacen servirão para realizar a cobertura no exame das gestantes, da saúde do homem, bem como exames do nosso portfólio,  ampliando o cuidado à toda população, e ainda mostrar que, baseados nas práticas de vigilância laboratorial, realizamos diversos estudos que norteiam futuras medidas sanitárias e de vigilância, realizadas para conter o aumento dos agravos de notificação compulsória”, explicou a assessora técnica do Lacen, Aline Marinho.

O pescador José Francisco não perdeu tempo e realizou exames no Lacen, na Carreta do Homem e também a consulta odontológica. “Tenho que aproveitar, pois não é sempre que temos a oportunidade de fazer tantos exames em um só lugar. Saúde sempre em primeiro lugar. A equipe é maravilhosa, estão de parabéns”, comemorou. 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também participou da ação itinerante e realizou orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras de cinco mililitros de sangue para o cadastro de doador de medula óssea.

Fotos: Flávia Pacheco 

Publicado: 6 de outubro de 2023, 15:29 | Atualizado: 6 de outubro de 2023, 15:39