População aprova ampliação dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento de Boquim
Além de duas ambulâncias, novos equipamentos chegaram para otimizar a assistência da unidade
A fim de garantir uma assistência mais qualificada para os moradores de Boquim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou a ampliação de serviços de saúde, com a entrega de duas ambulâncias de suporte básico para remoção inter-hospitalar, além de novos equipamentos, como o raio x digital fixo, na Unidade de Pronto Atendimento Bernardino Mitidieri (UPA 24 horas), localizado em Boquim.
Por ser situada no sul sergipano, além de acolher pacientes de Boquim, a unidade assiste usuários dos municípios circunvizinhos, a exemplo de Pedrinhas, Riachão do Dantas, Indiaroba, Cristinápolis e Umbaúba. Nigeval Marques dos Santos, de 65 anos, relatou que tudo que melhore a saúde da população é bem-vindo. “Estamos muito felizes que agora vamos ter essas ambulâncias, porque vai ter mais agilidade para quem mais precisa. O governo está de parabéns”, comemorou.
Para Nubia Santos, 28, o atendimento da UPA já era bom e agora vai melhorar ainda mais. “Já fui atendida aqui várias vezes, e nunca tive o que reclamar, a equipe é muito atenciosa com quem chega. Acredito que com essa ampliação dos serviços, tudo vai ficar ainda melhor, o povo de Boquim merece”, comentou.
A UPA de Boquim recebeu quatro ventiladores pulmonares, cinco monitores multiparâmetros, cinco bombas de infusão, um negatoscópio, uma balança pediátrica, um cardioversor, dois oxímetros de mesa, um oxímetro portátil, um monocassete (CR) e um raio x fixo digital, que utiliza menor dose de radiação e melhor qualidade de imagem, maior celeridade nos exames, armazenamento e compartilhamento de forma digital e possibilidade de telelaudo.
“Essa ampliação tem um significado muito grande para nossa cidade e região, uma vez que atendemos outros municípios. A UPA é retaguarda do Hospital Regional de Estância, mas no primeiro momento, realizamos o pré-atendimento e estabilizamos o paciente, caso necessário, encaminhamos ao HRE. Ou seja, para nós, que residimos no interior, é uma otimização que estava faltando”, ressaltou a superintendente da UPA, Dilma Ávila.
A unidade, que possui uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, já realizou, de janeiro a junho de 2024, o total de 17.643 atendimentos.
Unidades de Pronto Atendimento 24 horas funcionam como centros intermediários entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Hospitais Regionais, ajudando a desafogar os prontos-socorros das unidades.
Fotos: Mário Sousa
Publicado: 11 de outubro de 2024, 19:47 | Atualizado: 11 de outubro de 2024, 19:47