Perguntas e Respostas Frequentes

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Perguntas e Respostas Frequentes

Profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado, em todo o território nacional, segundo legislação nacional vigente. Todos os laboratórios das redes pública, privada, universitários e quaisquer outros, em território nacional, devem notificar os resultados de testes-diagnóstico para detecção da covid-19 (Portaria GM/MS n.° 1.792 de 21/7/2020 e Portaria GM/MS n.° 1.046 de 24/5/2021).

Devem ser notificados dentro do prazo de 24 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito. A notificação dos laboratórios deve ser realizada no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas contado da data do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (Portaria GM/MS n.° 1.792 de 21/7/2020 e Portaria GM/MS n.° 1.046 de 24/5/2021).

Unidades públicas e privadas (unidades de atenção primária, consultórios, clínicas, centros de atendimento, pronto atendimento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT): casos de SG devem ser notificados por meio do sistema e-SUS Notifica em https://notifica.saude.gov.br/login. Unidades de Vigilância Sentinela de síndrome gripal: casos de SG devem seguir os fluxos já estabelecidos para a Vigilância da influenza e outros vírus respiratórios, devendo ser notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) https://sivepgripe.saude.gov.br/sivepgripe/.  Todos os hospitais públicos ou privados: casos de SRAG hospitalizados devem ser notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) https://sivepgripe.saude.gov.br/sivepgripe/.

Até o momento, não existe tratamento que possa prevenir a infecção e/ou evolução da doença após contato com o vírus.

Sim. É preciso continuar usando máscara, realizando o distanciamento social e adotando os cuidados de higiene como a lavagem adequada das mãos até que a maioria da população esteja completamente vacinada.

Publicado: 11 de maio de 2022, 16:34 | Atualizado: 11 de maio de 2022, 17:05