Pediatria do Huse já realizou mais de 23 mil atendimentos em 2016

Por Júnior Matos

Pediatria Huse  (1) A Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, que funciona em anexo ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), realizou 23.930 no período de janeiro a junho de 2016. A unidade funciona 24 horas por dia e dispõe de recursos científicos, técnicos, equipamentos e materiais específicos à assistência integral a crianças de zero a 12 anos.

 

“O setor conta com salas de espera com assentos, consultórios climatizados, alas para hidratação, amplos corredores e a assistência por classificação de risco, o que garante mais conforto para usuários e acompanhantes”, destaca a coordenadora da Pediatria do Huse, Christianne Barreto.

 

O serviço conta com 45 leitos para enfermarias e 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A capacidade de atendimento é de 68 vagas no Pronto Socorro.

 

A Pediatria do Huse a única de Sergipe referência nos atendimentos de alta complexidade. O setor trabalha no regime de porta aberta de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde e oferta especialidades médicas como: nefrologia pediátrica, cardiologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, entre outros.

 

Assistência e Humanização

 

Atualmente, a Unidade Pediátrica do Huse conta com uma equipe composta por 450 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. “O empenho dos profissionais e os atendimentos realizados de forma rápida, além da dinâmica, beneficiam os pacientes”, destaca Christianne Barreto.

 

Após ter uma crise de asma, a pequena Isadora está recebendo muito carinho e todos os cuidados pela equipe da Pediatria do Huse. “Ela está muito bem assistida pelos profissionais. A medicação é sempre dada na hora certa.  Mas, o que mais me chama a atenção é o cuidado que a equipe tem com as crianças. Isso me deixa muito mais segura”, declarou Heslaine Santos, mãe de Isadora.

 

Ainda de acordo com Christianne Barreto, “a Pediatria trabalha dentro da Política Nacional de Humanização (PNH) para garantir mais qualidade de vida e conforto aos usuários dos SUS e acompanhantes. Para isso, as parcerias são fundamentais. Atualmente, contamos com diversos grupos de apoio, a exemplo dos Anjos da Enfermagem, Contadores de História, além dos Incentivadores da Leitura. Esses projetos acontecem de duas a três vezes por semana e são realizados por estudantes que realizam estágio supervisionado no Huse”.

 

Assim como o Pronto Socorro Adulto do Huse, a Ala de Pediatria trabalha com a estratégia acolhimento e classificação de risco, baseado no protocolo de Manchester. A Triagem de Manchester teve origem na Inglaterra, na cidade de Manchester, e tem como estratégia priorizar o atendimento de acordo com risco do quadro clínico do paciente. A classificação está dividida em: nível vermelho (prioridade máxima); nível laranja (prioridade 1); nível amarelo (prioridade 2); nível verde (prioridade 3) e nível azul (prioridade 4).

 

Publicado: 9 de agosto de 2016, 13:52 | Atualizado: 9 de agosto de 2016, 13:52