Pediatria do Hospital de Itabaiana realizou mais de 5 mil atendimentos em 2016

Por Eugênio Santana

itabaiana hospital (3)O serviço de pediatria do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho (HRI), em Itabaiana, vem fazendo a diferença na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem da região Agreste Central de Sergipe. De 01 de janeiro a 30 de abril de 2016, foram 5.003 atendimentos pediátricos, com 4.953 altas.

 

O senhor Osvaldo dos Passos Paulo, morador do centro de Itabaiana, acompanha a recuperação de seu filho de 3 anos na pediatria do Hospital Regional e testemunha o bom atendimento ofertado.

 

“Meu filho está sendo acompanhado por dois profissionais e aguarda o resultado dos exames. A médica está muito atenciosa. Meu filho tem suspeita de Dengue e, desde o momento em que trouxemos, todas as necessidades estão sendo atendidas”, pontua o pai do paciente.

 

No final do ano de 2015, a ala pediátrica do Hospital Regional de Itabaiana passou por uma reforma, ganhando uma estrutura nova, um ambiente renovado mais bonito e mais alegre, tanto para os profissionais quanto para os pequenos pacientes e acompanhantes. Este ano, o setor já realizou, também, mais de 50 cirurgias diversificadas e bem-sucedidas.

 

itabaiana hospital (2)De acordo com o coordenador assistencial do HRl, o enfermeiro Waltenis Júnior, a unidade mantém uma escala na pediatria com 10 médicos, com dupla diária realizando plantão de 24 horas. Essa equipe é formada pelos médicos Carmem Lúcia Leite, José Bento Santos, José Hamilton Nogueira, José Alfredo Vieira, Ana Paula Dantas, Talmay Tavares, Allan Barreto, Ytalo Juan, Claudio Fernando, e Argemiro Macêdo.

 

“A melhoria na estrutura física no ambiente de trabalho proporcionou aos profissionais maior conforto e tornou o ambiente muito mais leve e agradável, o contribui significativamente para a celeridade da recuperação dos pacientes. A prova disto é a resolutividade dos casos atendidos nos primeiros meses, que alcançou a média de 99%”, destacou Waltenis Júnior.

 

Para Jéssica dos Santos, que reside no Bairro Campo Grande, em Itabaiana, “o hospital é de fundamental importância para as famílias que não têm condições financeiras para o tratamento particular. O SUS é quem cuida de nossas vidas”.

 

Ainda segundo a dona de casa, “minha filha foi muito bem atendida e medicada. Recorremos ao Hospital Regional sempre que precisamos”.

 

Denilza dos Santos, residente no povoado Carrilho, é mais uma mãe que atesta o bom atendimento do Hospital.

 

itabaiana hospital (1)“Minha filha tem 2 anos e 4 meses e teve infecção intestinal. Procuramos o HRI e, felizmente, encontrei toda a assistência dos profissionais médicos e da equipe de enfermagem”, pontua Denilza.

 

Ainda de acordo com o enfermeiro Waltenis Júnior, o resultado positivo na ala de pediatria do Hospital Regional de Itabaiana, é credenciado ao esforço, união e competência de toda a equipe de profissionais e a ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), no gerenciamento da unidade.

 

“A SES e a FHS nos dão condições necessárias para realização do trabalho. Na ausência de um médico pediatra, por motivos justificáveis e ou imprevistos, um clínico geral é convocado para substituí-lo imediatamente, sem prejuízo às crianças que procuram atendimento diariamente na unidade”, destaca.

Publicado: 11 de maio de 2016, 14:23 | Atualizado: 11 de maio de 2016, 14:23