Pacientes e equipes da Nossa Senhora de Lourdes participam de projeto com musicoterapia e relaxamento

Por Júnior Matos

musicoterapia mnsl (1)Dando continuidade ao calendário de ações alusivas à Semana da Enfermagem, aconteceu na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) uma sessão de relaxamento e ginástica laboral para os servidores. A ação organizada pelo Núcleo da Educação Permanente (NEP) da instituição, em parceria com a Faculdade de Sergipe (Fase), teve como objetivo o fortalecimento das ações de humanização para os profissionais.

 

“Os acadêmicos em Fisioterapia da Fase foram responsáveis pelas aulas de ginástica laboral. Entre as atividades realizadas, tivemos o alongamento que, segundo os profissionais, é o principal anseio porque os esforços repetitivos causam dores musculares. No final da ação, os servidores ainda recebem massagens relaxantes para aliviar as tensões causadas pela rotina”, destaca a professora do curso de Fisioterapia da Fase, Andreza Rabelo.

 

De acordo com a psicóloga do NEP da MNSL, Sílvia Anjos, as atividades voltadas para a saúde do trabalhador têm sido intensificadas na unidade hospitalar. “Estimular o autocuidado e gerar ações de voltadas para o trabalho fortalece as ações de humanização já desenvolvidas na MNSL. Devemos lembrar que assistência é promovida pelos profissionais e eles se sentem bem e estão saudáveis, irão proporcionar cada vez mais um atendimento qualificado aos pacientes”, ressalta.

 

Para a técnica de enfermagem, Wilma dos Santos, a atividade foi muito proveitosa. “Devido a rotina diária, muitas vezes não tenho tempo para cuidar da minha própria saúde. Há alguns dias sentia forte dores nas costas, mas agora, as dores amenizaram após a sessão de relaxamento. Por isso, parabenizo a ação”, declarou.

 

Som do Coração

 

Foi realizado, também, um projeto de musicoterapia chamado de “Som do Coração”. A ação consistiu em percorrer as áreas comuns da MNSL levando os grandes clássicos da Música Popular Brasileira, a exemplo de interpretações de Tom Jobim, canções católicas e evangélicas aos profissionais e pacientes.

 

“A ação é desenvolvida por acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes e proporcionamos aos profissionais e pacientes um momento de lazer, descontração e reflexão. Levando música de qualidade e tocando o coração das pessoas através da música”, destacou a acadêmica de psicologia e participante do Som do Coração, Stefânia Andrade.

 

A ação foi bem avaliada pelos profissionais. “Quantas músicas lindas. Que voz suave e que bonito som. Adorei a apresentação e que a ação seja realizada sempre”, revelou a enfermeira Simone Santos.

Publicado: 18 de maio de 2016, 14:12 | Atualizado: 18 de maio de 2016, 14:12