Pacientes atendidos pelo CER IV contam com atendimento oftalmológico

O centro é pioneiro em Sergipe e desenvolve um importante serviço voltado a pacientes com baixa visão ou cegueira no estado 

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) é pioneiro no atendimento multidisciplinar e na avaliação de pessoas com deficiência visual. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, realiza diagnóstico, avaliação e habilitação ou reabilitação em pacientes com baixa visão ou cegueira, atendendo os 75 municípios sergipanos. Entre os serviços ofertados pelo equipamento estão os atendimentos oftalmológicos.  

Após o cadastro, os pacientes atendidos pelo centro são encaminhados para avaliação multidisciplinar e oftalmológica com o intuito de conduzir o reconhecimento das características visuais, funcionalidade dos usuários, aspectos ambientais e sociais e as principais necessidades para reabilitação e intervenções adequadas. 

Segundo o oftalmologista Joel Gonsioroski, que atua no CER IV, as pessoas com baixa visão e cegueira precisam estar periodicamente indo a um serviço especializado de reabilitação visual. “O centro desenvolve diversas ações de assistência a esses pacientes como a implementação de auxílios ópticos e não ópticos, ajudando nas atividades da vida diária, assim como na melhoria da autoestima e no desenvolvimento de algum grau de autonomia, a depender da patologia”, explicou. 

Os atendimentos oftalmológicos se somam ao serviço, auxiliando em intervenções eficazes para minimizar o impacto da deficiência visual, além da análise da necessidade de prescrição de óculos específicos para baixa visão, lentes filtrantes, telelupas e lupas de aumento. 

Além da oftalmologia, o serviço conta ainda com profissionais especializados em diversas áreas da saúde, como a Psicologia e a Terapia Ocupacional, que auxiliam na reabilitação funcional, desenvolvendo a autonomia e independência dos usuários. O centro conta com salas, consultórios e com o Laboratório de Atividades de Vida Diária (AVDs) construído dentro do espaço da unidade. 

Entre os perfis diagnósticos da linha de atendimento da reabilitação visual estão as deficiências por causas congênitas como a amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma e catarata, além das deficiências por causas adquiridas como traumas oculares, degeneração, alterações retinianas relacionadas à hipertensão arterial ou diabetes, entre outras. 

Acesso

Para a reabilitação visual, o CER IV atende os 75 municípios sergipanos, sendo uma unidade regulada por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) municipal por meio de ficha de encaminhamento própria e relatório médico com CID – Classificação Internacional de Doenças. Ao passar pelo complexo regulatório, o paciente tem seu acolhimento no serviço agendado.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 18 de setembro de 2023, 14:33 | Atualizado: 18 de setembro de 2023, 14:33