Pacientes assistidos pelo Huse farão tratamento de radioterapia em Alagoas através do TFD

Por Júnior Matos

José Sobral, Secretário de Estado da SaúdeNa última quarta-feira, 24, foi dado mais um importante passo para a ampliação do tratamento de radioterapia nos pacientes assistidos pelo Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a partir de um convênio com o Complexo Hospitalar Manoel André, o Hospital Chama, em Arapiraca (AL). A ação, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), tem como objetivo dinamizar a oferta e zerar a fila de espera pelo procedimento.

Os pacientes sergipanos vão ser levados à Arapiraca através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e serão assistidos por uma equipe composta por três radioterapeutas, físicos médicos, enfermeiros, entre outros profissionais. “Atualmente, temos 107 pacientes aptos a realizar o tratamento de radioterapia através do TFD. Destes, 60 serão avaliados pelas equipes médicas e 40 enviados ao município alagoano o mais breve possível”, informou o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

Segundo o gestor, a intenção é garantir a segurança do paciente e a qualidade no tratamento de radioterapia. “Assim, a oferta de vagas também será ampliada, o que, consequentemente, diminuirá a fila de espera para receber o procedimento”, ressaltou José Sobral, lembrando que a previsão para o início do tratamento em Arapiraca é o próximo dia 7 de março.

Encaminhamento

Ainda esta semana, foi iniciada a fase preparatória dos pacientes para que eles possam ir ao estado vizinho. Uma médica do setor de radioterapia do Hospital Chama foi enviada ao Huse para realizar a avaliação do quadro clínico de cada pessoa.

“Durante as consultas, eles são avaliados e submetidos a exames clínicos. Os exames recentes, como ressonância magnética e ultrassonografia do abdômen, também estão sendo verificados. A medida serve para saber o estado clínico do paciente e se ele está apto para iniciar o tratamento”, ressalta a médica da unidade alagoana, Nallyane Gouveia.

Josielma dos Santos, primeira paciente avaliada e encaminhada pelo TFD para o tratamento em Alagoas, falou sobre a expectativa dela. “Realizei a cirurgia e a quimioterapia no Huse, onde fui bem acolhida pelos profissionais. Agora, a ansiedade é grande para iniciar o tratamento em Alagoas, já que isso vai me proporcionar uma maior possibilidade de cura. Pesquisei sobre o hospital na internet e gostei muito das referências. Agora é só aguardar para iniciar o procedimento na próxima semana”, declarou.

Expansão da Radioterapia

Nesta sexta-feira, 26, José Sobral, acompanhado da equipe técnica da SES, visitou a obra de construção do novo bunker (sala que irá abrigar o segundo acelerador linear para tratamento de radioterapia) do Centro de Oncologia do Huse. A ação integra o Plano de Expansão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai garantir ainda mais assistência oncológica aos sergipanos.

“Hoje estamos trabalhando em duas frentes. A primeira é a realização de manutenção preventiva e corretiva do acelerador linear do Huse, que segue com 52 pacientes em tratamento e mais 56 para iniciar. O segundo ponto é a finalização da construção do empreendimento. A previsão para o término da obra do bunker é o mês de setembro, e a obra está dentro do prazo. Posteriormente, será instalado o acelerador linear. A chegada do novo aparelho de radioterapia já gera expectativas e trará grandes benefícios para o paciente oncológico sergipano”, finalizou José Sobral.

Publicado: 26 de fevereiro de 2016, 21:23 | Atualizado: 26 de fevereiro de 2016, 21:23