Oficina Qualineo acontece em sua quarta edição na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Estará acontecendo de 24 a 25 de abril na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a 4º Oficina da Estratégia Qualíneo do Estado de Sergipe. A oficina é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), e tem como objetivo monitorar e acompanhar o Plano de Ação desenvolvido pelas maternidades com o apoio do Estado. Nesses dias de encontro, gestores da maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e Santa Izabel, estarão buscando estratégias para reduzir as taxas de mortalidade neonatal  e qualificar a atenção ao recém-nascido.

Para que tudo transcorra dentro do esperado, organizadores contam com o apoio dos consultores do Ministério da Saúde que estarão presentes no dia 24 das 8 às 17 horas e no dia 25 das 8 às 13h. “Essa visita busca qualificar as equipes de saúde envolvidas nos cuidados de neonatologia do Estado. O objetivo é buscar melhorias na assistência, qualificação das equipes, a fim de diminuir a mortalidade neonatal no Estado”, disse a coordenadora do Qualineo em Sergipe, Thereza Azevedo.

De acordo com a Coordenadora do Qualineo Sergipe, a Enfermeira Thereza Azevedo, a visita é de grande importância afim de discutir o plano de ação desenvolvido pelo Estado e qualificar as práticas de atenção aos recém-nascidos de alto integrando assim as diversas ações do Ministério da Saúde, voltada à saúde da criança. A enfermeira Thereza Azevedo comentou que a estratégia Qualineo no estado teve inicio em junho de 2017 nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e Santa Izabel.

“A Estratégia Qualineo é uma continuidade da qualificação perinatal iniciada com a rede cegonha. É uma estratégia que vem agregar tudo que já acontece em prol ao prematuro e que o Estado vem avançado no cuidado neonatal, principalmente em relação ao processo de trabalho que implica na redução da mortalidade neonatal. É uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde que visa diminuir  a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido da maternidade das regiões Norte e Nordeste.

Thereza concluiu dizendo que o foco é qualificar as práticas de atenção ao recém-nascido de risco, que integra as diversas ações do Ministério da Saúde voltadas à saúde da criança na Maternidade Nossa Senhora e Lourdes (MNSL) e Maternidade Santa Isabel (MSI).

 

Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES

 

Publicado: 23 de abril de 2019, 16:22 | Atualizado: 23 de abril de 2019, 16:24