Nutricionista orienta sobre hidratação e alimentação balanceada

Beba água. O verão está chegando, o organismo perde muita água e com ela sais minerais. Nesse período é fundamental cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Esclareceu a nutricionista Anaxágora Conceição, especialista em nutrição clínica e esportiva, que atua na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A nutricionista destaca que com o calor excessivo é importante a preocupação com a hidratação correta do corpo, que precisa de mais líquido para manter a temperatura adequada. “Pode-se ingerir sucos, chás gelados e a água de coco. Essa última é uma ótima opção para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdida pela transpiração, atenta a nutricionista.

Segundo Anaxágora, a ingestão de líquidos nos dias mais quentes como a água, evita o risco de desidratação que pode levar a pessoa a ter cansaço, dor de cabeça, desregulação intestinal, tonturas e outros males. A nutricionista explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo médio diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável. Lembrando que a quantidade ideal varia conforme o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas. Para as crianças, ela ressalta que esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.

Dicas

É importante ofertar a água de uma forma diferente aos pequenos. Você pode modificar a questão da água colocando o líquido em um copo com desenho colorido. Fica mais fácil da criança aceitar. “Ofereça também água de coco e fruta”, aconselha Axaxágora.

“ Cubinhos de suco de fruta ou água de coco para incrementar as bebidas; Aromatize a água com limão ou folhas de hortelã para ficar mais refrescante; ofereça água de coco, uma vez que ela agrega minerais importantes que são perdidos pela transpiração como o potássio. Sucos também é boa opção”, sugere a nutricionista.

Ela recomenda que a população consuma frutas e saladas, que além de serem ricas em vitaminas, são fundamentais para manter a hidratação. A nutricionista reforçou que as pessoas devem ingerir pelo menos, dois litros de água diariamente. “Independentemente da estação do ano é fato que a hidratação deve ser prioridade em nossas vidas”, afirma Anaxágora.

Alerta

 Pode-se observar algum grau de desidratação a partir da situação da urina. Se for notado que o xixi está muito amarelado é porque existe um sinal de desidratação. “Se você só toma água quando está com sede pode ser um sinal de que você não está se hidratando bem”, conclui a nutricionista.

Publicado: 2 de dezembro de 2020, 18:24 | Atualizado: 3 de dezembro de 2020, 11:08