Núcleo de Tecnologia da Informação da SES leva metodologias ágeis para trabalhadores do Centro Administrativo da Saúde
O Projeto ‘NTI Convida’, realizado mensalmente pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece aos trabalhadores do centro administrativo, saberes sobre metodologias ágeis que ajudam a otimizar as dinâmicas organizacionais.
“O ‘NTI convida’ tem o interesse de proporcionar uma atualização para todos os colaboradores da SES, através de temas atuais, mediados por profissionais com propriedade nos temas. Este mês quisemos apresentar as metodologias ágeis, pois, compreendemos que se tratam de métodos organizacionais que podem ser aplicados em todos os nossos setores. A gente entende que essas metodologias podem ser muito úteis na produção, desenvolvimento, crescimento e atualização. A organização define prazos, metas e qualidade no trabalho”, Emilly Ferreira, analista de sistemas do NTI da SES.
A palestra da edição deste mês foi conduzida por Frederico Gentil, analista de sistemas do SENAI Sergipe, professor universitário e proprietário da FredGentil Training. O profissional explicou que a pandemia tem impulsionado esse tipo de metodologia, sobretudo, em relação à área das tecnologias. “A área de TI têm tido resultados muito interessantes com a metodologia de projetos ágeis e com a metodologia híbrida, não somente a área da tecnologia mas outras áreas também. O diferencial da metodologia ágil é a flexibilização e a realização de ciclos menores, as metodologias tradicionais são mais engessadas, os processos mais amarrados. A percepção do usuário também melhora, afinal, ele tem resultados de maneira mais rápida”, salienta.
O analista ressaltou que a relação com os clientes/usuários também é favorecida com a aplicação dessa estratégia. “A metodologia ágil consiste em ciclos curtos nos quais fica definido o que pode ser entregue ao cliente e que seja funcional para ele, então, a equipe foca nisso e logo em seguida é planejado o passo seguinte. Na metodologia ágil há uma abertura maior para mudanças, à adaptabilidade e também à colaboração entre os que compõem a equipe”, destaca Frederico.
Publicado: 11 de agosto de 2022, 12:54 | Atualizado: 11 de agosto de 2022, 12:54