Novos agentes de endemias são capacitados para reforçar na prevenção ao Aedes aegypti

aedes 01

aedes 02

aedes 04

aedes 03

Por Acácia Mérici
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não descansa e, cada vez mais, intensifica as ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zyka Vírus. Na manhã desta terça-feira, 05, uma nova turma composta por 33 novos agentes de endemias participou de uma capacitação na Fundação Estadual da Saúde (Funesa). Até amanhã, 06, os profissionais estarão preparados para atuar na capital e no interior.

Segundo Liliane Trindade, coordenadora de Promoção e Prevenção da Funesa, esses agentes foram selecionados por processo seletivo através do edital 09/2013.

“Essa é a segunda turma capacitada. A primeira aconteceu no dia 15 de dezembro. Novas convocações já estão sendo feitas para reforçar o time da Brigada Itinerante”, explicou.

Ainda de acordo com Liliane, a participação efetiva dos agentes é fundamental para orientar a comunidade sobre os perigos e as consequências causadas pelo Aedes, bem como atuar diretamente para destruir possíveis focos.

“Além de agente, o profissional é um cidadão. Cada um tem o dever de observar e conversar com as famílias em todas as visitas que fizer. Os agentes precisam trabalhar no coletivo e usando o autoconhecimento. Isso, sem dúvida, fará a diferença”, complementou.
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, participou do primeiro dia de capacitação.

“A Brigada Itinerante já está com a programação pronta para o mês de janeiro. Alguns municípios, a exemplo de Itabaiana, Feira Nova, Poço Redondo, Nossa Senhora Aparecida, Aracaju (Santo Antonio, 18 do Forte, Cidade Nova, Santa Maria, 17 de Março), Muribeca, Aquidabã, Simão Dias, Carira, Tomar do Geru, receberão a aplicação de UBV também neste mês. Ser um agente de endemias é ter responsabilidade social. Eles também cuidam da vida e da saúde de toda a comunidade”, afirmou José Sobral.

Ainda de acordo com o gestor Estadual, 82% do foco do Aedes aegypti estão nas residências. Segundo dados do Núcleo de Endemias da SES, em 2015, foram notificados 8.333 casos de Dengue, com 5.090 confirmações e 3 óbitos em Sergipe.

“Todo cuidado é pouco. Esses profissionais têm uma grande missão: cuidar da vida das pessoas e orientá-las. É preciso convencer as pessoas para, de oito em oito dias, olhar a caixa d’água, o reservatório que fica atrás da geladeira, vasos de plantas, pneus abandonados. É possível visitar uma média de 20 residências por dia. Temos que nos empenhar e não desistir. Somos todos agentes de execução de Políticas Públicas para termos boa execução e cumprimento das metas”, pontuou o José Sobral.

A gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá, reforçou aos agentes sobre prevenção, diagnóstico, locais onde o mosquito prolifera e como deve ser feita a limpeza adequada nas residências.

“Os agentes de endemias, com o importante apoio do Exército Brasileiro, estão percorrendo os municípios sergipanos, visitando casas, analisando os terrenos baldios para combater os possíveis pontos de concentração de larvas do mosquito transmissor. É imprescindível que a população receba os agentes, abra as suas casas para que a Brigada Itinerante e os soldados do Exército passem as orientações. É um trabalho em conjunto que previne e salva vidas”, enalteceu Sidney Sá.

Ação

Nesta quarta-feira, 06, os agentes de endemias que compõem a Brigada Itinerante da SES e os militares do Exército Brasileiro estarão no município de Itabaiana, onde farão uma ação efetiva com a comunidade na busca e combate ao mosquito Aedes. A ação contará com a presença do secretário José Sobral. O ponto de encontro é em frente a AABB

Publicado: 15 de janeiro de 2016, 13:04 | Atualizado: 15 de janeiro de 2016, 13:04