Nova gestão da Cipa é iniciada no Hospital Regional de Socorro

Por Luiza Sampaio

cipa - socorroPrevenir acidentes e doenças decorrentes da rotina de trabalho, de modo a tornar compatível e permanente a atividade profissional com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Essas são algumas das funções da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a chamada Cipa, que funciona em todas as unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Em Nossa Senhora do Socorro, no Hospital Regional, uma nova gestão da Cipa foi iniciada no último mês de fevereiro, após eleição com participação de trabalhadores de todos os setores. Composta por servidores da própria unidade, a Comissão atua, diariamente, observando as condições de risco nos ambientes de trabalho e buscando medidas para minimizá-los.

“O foco é a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores”, completa a superintendente da unidade, Genisete Pereira.

Segundo ela, a formação atual da Comissão está engajada em desenvolver um trabalho atuante com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos servidores. “A Cipa está presente em todos os setores, desde o centro cirúrgico até a recepção. O trabalho desenvolvido pela equipe reflete no bem-estar dos nossos profissionais, independente da área de atuação deles”, analisa a gestora do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.

Diálogo

A gerente de administração geral, Janeclea Santos Montes, membro da Comissão, ressalta que a Cipa pretende estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre gerentes e servidores, de forma criativa e participativa, em relação à forma como os trabalhos serão desenvolvidos, humanizando o dia a dia dos profissionais.

“O hospital é um ambiente bastante complexo, com uma rotina intensa. Isso faz com que os trabalhadores acabem se descuidando algumas vezes. Na ânsia de atender bem os pacientes, deixam para segundo plano a saúde deles próprios. Para cobrar esse cuidado pessoal que a Cipa trabalhará em Nossa Senhora do Socorro”, garante Janeclea Montes.

As ações já foram iniciadas. Depois da primeira reunião da equipe, ocorrida na semana passada, alguns pontos foram colocados em discussão e os membros foram para campo. “Esses encontros acontecerão uma vez por mês, quando avaliaremos o que foi feito e planejaremos novas atividades”, complementa, lembrando, inclusive, que já está programada para o mês de julho uma Semana de Capacitação, a Sipat.

“Vamos trazer especialistas para conversar com médicos, enfermeiros, técnicos, servidores administrativos e todos os profissionais que formam o Hospital Regional, falando sobre a importância de prevenção, os cuidados que devem ser tomados na rotina de trabalho e os reflexos que isso terá na vida profissional e pessoal do servidor. Será muito enriquecedor para todos”, informa Janeclea Montes.

Publicado: 11 de março de 2016, 13:51 | Atualizado: 11 de março de 2016, 13:51