Nota técnica sobre a verdade do tratamento da paciente Iva Tarciane Leite Barbosa

Aracaju, 01 de fevereiro de 2016.

A paciente foi atendida pela primeira vez na Radioterapia HUSE no dia 18 de dezembro de 2014. Na oportunidade trouxe consigo um exame de Ressonância Nuclear Magnética, evidenciando uma imagem de 12 centímetros na coxa direita, sugestiva de lesão tumoral.

Em 13 de janeiro de 2015, a paciente foi submetida à cirurgia oncológica, que confirmou o diagnóstico de sarcoma de alto grau.
Por se tratar de um tumor de alta agressividade, foi indicada quimioterapia e esta foi iniciada em 23 de março de 2015.
Em 26 de junho, quando a paciente retornou para Radioterapia a fim de iniciar o tratamento, foi diagnosticada doença residual na coxa, sendo então, reencaminhada para uma nova intervenção cirúrgica, o que de fato ocorreu em 30 de julho.
No dia 31 de agosto de 2015 foi iniciado o planejamento terapêutico no setor, com previsão do tratamento ser iniciado na segunda quinzena de setembro. Entretanto, por problemas no Aparelho de Radioterapia, o tratamento de Iva só pode ser iniciado em 05 de outubro, e concluído em 09 de dezembro de 2015.
Na oportunidade da consulta de alta da Radioterapia, a paciente já estava se queixando de fortes dores torácica, principalmente à direita, o que mais tarde foi confirmado se tratar de metástase pulmonar.
A Radioterapia em Sarcomas de Alto Grau visa principalmente a redução da recidiva local, sendo a Quimioterapia a responsável por evitar a disseminação da doença em outras partes do corpo.
Especificamente no caso de Iva, o fator determinante que levou ao óbito foi a agressividade do seu tumor.
Atenciosamente,

Dr. André Cavalcanti Gentil
Responsável Técnico Radioterapia HUSE
CREMESE: 2827

Publicado: 2 de fevereiro de 2016, 11:51 | Atualizado: 2 de fevereiro de 2016, 11:51