Na semana passada, Hospital Regional de Lagarto atendeu a quase 1.400 pacientes
Por Tito Lívio de Santana
Um dos principais equipamentos de saúde da Rede Estadual de Urgência e Emergência de Sergipe, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, atendeu a 1.340 pacientes na semana passada, segundo o Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS).
A assistência ofertada pelo HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), beneficia adultos e crianças, como o garotinho A.R.S.F., de três anos de idade, internado em uma das enfermarias da Pediatria da unidade, após apresentar um quadro de artrite infecciosa na perna direita.
“Quando ele chegou não conseguia caminhar, pois estava com a perna inchada e apresentava muita febre. Graças a Deus ele está se recuperando bem. Vim direto para cá, nem passei no posto (de saúde), pois sabia que aqui meu filho teria atendimento médico e que faria logo os exames. Além disso, ele recebe a medicação diariamente”, contou a mãe do menino, a lavradora Rafaela Santos de Jesus, de 19 anos, reside no Bairro Jardim Campo Novo, em Lagarto.
Na semana que passou, o número de pacientes envolvidos em quedas (da própria altura, de telhados e escadas) e acidentes motociclísticos atendidos no pronto socorro do HRL voltou a ser significativo. De acordo com os dados do Hospub, entre a segunda-feira (19) e o domingo (25), a unidade hospitalar atendeu 54 pessoas que sofreram algum tipo de queda. Esse número, no entanto, foi inferior ao registrado na semana anterior, entre os dias 12 e 18 de setembro, quando o Hospital Regional assistiu 75 pacientes por esse tipo de atendimento.
Em relação à violência no trânsito, o número de pacientes atendidos na semana passada também registrou redução em comparação ao período entre 12 e 18 deste mês, quando o HRL assistiu 56 vítimas. Na última semana, o Hospital Regional de Lagarto atendeu a 43 pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, sendo que destes, pelo menos 90,6%, ou seja, 39 foram vítimas de acidentes motociclísticos. No mesmo período, o HRL ainda assistiu duas pessoas que sofreram atropelamentos e mais duas envolvidas em acidentes automobilísticos.
Também na semana passada, o HRL atendeu sete casos de violência urbana, dos quais quatro por agressões físicas e três vítimas de ferimentos por arma de fogo. Não houve registro de pacientes feridos por arma branca, a exemplo de faca, facão e canivete.
No mesmo período, 36 pacientes deram entrada no hospital com algum tipo de trauma e 27 por intoxicação, sendo uma medicamentosa. Ainda de acordo com o levantamento, dois usuários sofreram picadas de animais e três foram atendidos por mordidas por cães. Duas pessoas foram assistidas na urgência da unidade após sofrerem queimaduras pelo corpo.
O Hospital Regional de Lagarto, que passa atualmente por processo de federalização para se transformar em hospital universitário, é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.
No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
Publicado: 26 de setembro de 2016, 20:35 | Atualizado: 26 de setembro de 2016, 20:35