MNSL oferece serviço de nutrição de qualidade para pacientes e acompanhantes
São produzidas e servidas mais de mil refeições por dia na maternidade
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência no estado em partos de alto risco, trabalha com diversos profissionais para promover um atendimento de qualidade. Um destes profissionais é o nutricionista. O serviço de nutrição na maternidade é composto pela parte assistencial clínica e pela parte de gerenciamento das refeições.
A parte clínica é responsável pela nutrição da puérperas e bebês; também pelo lactário, local onde fica armazenado o leite materno doado e enviado pelo Banco de Leite Humano Marly Sarney; pela distribuição do leite materno do lactário; e pelas fórmulas infantis para os bebês que, por algum motivo, não podem receber o leite materno.
Segundo a nutricionista clínica Sidney Cristina, os médicos fazem as prescrições das dietas e os nutricionistas fazem a análise de qual é a melhor dieta para as pacientes. “Nós vemos qual é a característica da dieta, se é hipossódica (pouco sal), hipoglicídica (com redução de açúcar), conduta para anemia, se é líquida, pastosa, livre. Enfim, fazemos a visita e a anamnese, quer dizer, vemos quais os alimentos preferidos da paciente de acordo com a prescrição médica”, informou.
Sidney explicou que na maternidade há pacientes seletivas, que não gostam de todos os alimentos, além das que são vegetarianas ou veganas. “Então temos que respeitar o gosto alimentar delas dentro da prescrição médica”, enfatizou.
Gerenciamento das refeições
De acordo com a nutricionista Anaxágora Conceição Souza, duas nutricionistas fazem o gerenciamento de todas as refeições que são servidas na maternidade. O gerenciamento envolve desde a elaboração dos cardápios, respeitando o hábito alimentar regional, especificidades da dietoterapia de cada patologia, até a escolha, aquisição e controle dos insumos alimentícios. “Garantindo que toda a produção aconteça respeitando as exigências sanitárias, sobretudo a de produção de alimentos seguros do ponto de vista microbiológico”, explicou.
Na MNSL são previstas seis refeições diárias para as pacientes (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia). “Elas podem receber refeições extras dentro desses intervalos. Os acompanhantes têm direito ao desjejum, almoço e jantar e os servidores da maternidade, ao almoço, jantar e ceia. O total de refeições produzidas na maternidade fica na faixa de mil a 1200 refeições por dia”, concluiu Anaxágora.
Fotos: Ascom SES
Publicado: 30 de agosto de 2023, 16:37 | Atualizado: 30 de agosto de 2023, 16:37