MNSL instala protocolo visando redução de mortes e sequelas neurológicas

O processo tem por objetivo a redução de mortes e sequelas na encefalopatia hipóxico isquêmica moderada a grave

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu mais um passo em direção a qualificação com o cuidado neonatal com a instalação do protocolo de Hipotermia Terapêutica no Complexo Neonatal – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN. Nesse sentido, foi realizado treinamento da equipe médica e de enfermagem em abril de 2019.

Para a diretora Técnica da MNSL, Roseane Lima Santos Porto, o processo tem por objetivo a redução de mortes e sequelas na encefalopatia hipóxico isquêmica moderada a grave”, ressaltou.

Ela explicou que a hipotermia terapêutica é uma terapia utilizada em bebês com encefalopatia hipóxico – isquêmica, ou seja, aqueles que apresentam alterações na oxigenação no momento do parto. “Essa condição pode levar as sequelas neurológicas graves, como paralisia cerebral, até o óbito”, disse a diretora.

Roseane Informou, ainda, que a técnica da hipotermia terapêutica protetora é um procedimento em que o recém-nascido tem sua temperatura corporal reduzida para valores entre 33 e 44º com o objetivo de minimizar as lesões cerebrais iniciadas com a asfixia ocorrida no parto.

“Ocorre uma diminuição no metabolismo do bebê, e com isso há uma redução da liberação de substâncias que aumentam as lesões cerebrais provocadas pela privação de oxigênio no momento do nascimento”, disse.

A diretora esclareceu que existem protocolos clínicos criteriosos para definir o perfil do paciente e o manejo clínico da hipotermia, que deve iniciar nas primeiras seis horas de vida do recém-nascido, pelo período de 72h.

Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 7 de maio de 2019, 13:15 | Atualizado: 7 de maio de 2019, 13:15