MNSL aborda processos emocionais para Doulas da Amamentação
‘Processos emocionais’ foi o tema da aula ministrada na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP). O evento aconteceu nesta quarta-feira, 2, destinado às voluntárias que fazem parte do Programa Doulas da Amamentação. A aula abordou os processos emocionais do puerpério e sobre como cuidar e auxiliar as parturientes.
A psicóloga do NEP, Sílvia dos Anjos, explicou que as voluntárias foram informadas sobre a psicologia do puerpério. “Essa é uma aula que prepara as Doulas sobre que é um blues puerperal, depressão e psicose puerperal para que quando elas estiverem nas alas, consigam fazer uma ponte entre o trabalho de apoio à amamentação, solicitando o suporte da psicologia quando necessário”, disse Silvia.
Ela informou que Doulas da Amamentação é um dos grandes diferenciais da maternidade. “O pós-parto é uma fase de adaptação e as mães passam por muitos processos emocionais, mas com o trabalho delas o aprendizado da amamentação, por exemplo, acontece de forma suave para as mães. Estamos vivendo uma fase social de mulheres com rede de apoio frágil e o acolhimento das Doulas faz toda a diferença até na parte emocional das puérperas”, disse a psicóloga.
“Estou aqui justamente para ter um olhar maior pela humanização, durante o curso já temos, mas não focado na gestante, na mulher e nesse processo do parto e do pós parto. Então, acredito que seja o acolher conseguindo relacionar a minha profissão com o papel de apoio emocional da Doula, então é mais isso, a humanização, o apoio, o contato, a escuta” relatou a fisioterapeuta Paula Texeira Silveira.
“A palestra de hoje foi sobre a depressão e a psicologia durante o puerpério, que é algo que não é dito, não é falado e que muitas mulheres não sabem por que a gente se prepara para o parto, o enxoval, se prepara para tudo menos para o puerpério que é um período muito mais completo, e longo. A maioria das mulheres não se preparam, então têm muitas que sofrem alguns distúrbios e a palestra foi sobre isso, sobre os distúrbios possíveis achados do puerpério”, comentou a enfermeira e doula Claudia Fernanda da Rocha Soares.
“Hoje nós pudemos vivenciar, saber um pouco mais sobre o puerpério, saber também sobre a psicose, a depressão e pode esclarecer bastante dúvidas que nós tivemos.” disse a estudante de enfermagem e voluntária ao programa doulas da amamentação Amanda Camila Evangelista. Ressaltou que a escolha de ser doula surgiu pela minha vontade de ajudar o próximo e poder me colocar no lugar de uma mulher que está sofrendo é muito gratificante de ajudar , assegurou Amanda Camila.
Doulas
O Projeto Doulas da Amamentação foi criado em 2017, está na terceira turma de voluntárias para assistência na amamentação, com foco no puerpério. A MNSL é referência no atendimento às gestantes de alto risco e no trabalho humanizado é a primeira maternidade no Brasil que trabalha com Doulas da amamentação. As voluntárias ajudam as puérperas a superarem todas as dificuldades no processo de amamentação. Elas estão preparadas para fazer toda e qualquer orientação em relação à amamentação. As Doulas representam o auxílio do qual as equipes multidisciplinares da instituição passaram a usufruir. Comentou Silvia dos Anjos.
Publicado: 2 de outubro de 2019, 16:11 | Atualizado: 2 de outubro de 2019, 16:11