Miss Mundo Sergipe acompanha ação da Brigada Itinerante em Riachão do Dantas
Por Ítalo Duarte
A Miss Mundo Sergipe Katiúscia Menezes precisa mostrar, além de beleza, sua atenção às questões sociais, ambientais e de saúde. Por isso, a boquinhense de 25 anos, detentora da coroa de Beleza Sergipana 2016, escolheu a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) como parceira na caminhada para a disputa do título de Miss Mundo Brasil.
No último sábado, 4, ela acompanhou o trabalho da Brigada Itinerante, força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciada pela Funesa, no município de Riachão do Dantas. Lá, os agentes de endemias realizaram ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
“Todas as misses estão levando temáticas sociais. No meu ‘Beleza com Propósito’, escolhi justamente o combate ao Aedes aegypti, porque sabemos da gravidade que é a ameaça do mosquito para a sociedade. Estamos vendo como a Zika coloca em risco gestantes e a vida de seus bebês. Vendo o trabalho da Brigada, lutando intensamente contra o mosquito, não pude deixar de acompanhar de perto”, explicou Katiúscia.
Quem também esteve ao lado da Brigada foi o diretor-geral da Fundação, Adriel Alcântara, que apresentou como os brigadistas atuam nas visitas que realizam aos municípios sergipanos.
“Ela acompanhou que o trabalho dos agentes não se resume apenas à fiscalização dos possíveis criadouros de focos do mosquito e sua eliminação, há espaço também para o diálogo com o morador, que recebe orientação e dicas de cuidados”, destacou.
De acordo com Ana Lúcia Souza Nascimento Melo, da Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde (COPPS), mais de 40 agentes de endemias atuaram no município de Riachão de Dantas.
“Destes, 20 foram deslocados para o povoado Bonfim, a 21 km de distância da sede, que estava bem carente de um combate mais intenso. Inclusive houve pedidos de moradores para um trabalho mais abrangente”, informou.
Além das ações desenvolvidas pela força-tarefa em residências e terrenos baldios, é necessário atenção dos moradores. A cabeleireira Maria da Penha disse que está sempre atenta às orientações dos agentes. “Tomo todos os cuidados que vejo nos noticiários e nas advertências feitas pelos agentes. Costumo sempre olhar o quintal, se tem poça e outras coisas. Verifico também o reservatório que fica atrás da geladeira”, disse.
Mesmo que a palavra de ordem para os moradores seja “cuidado”, em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, tampando os tonéis e caixa d’água, mantendo as calhas limpas, deixando garrafas viradas com a boca para baixo, mantendo lixeiras bem tampadas, limpando ralos semanalmente, preenchendo pratos de vasos de plantas com areia e limpando com escova ou bucha os potes de água para animais.
Para ajudar os moradores das demais regiões sergipanas, a Brigada Itinerante percorre essa semana os municípios de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Siriri. Até o fechamento da agenda do mês de junho, além destes já listados, mais sete municípios recebem a força-tarefa da Funesa de combate ao Aedes aegypti: Simão Dias, Salgado, Moita Bonita, Rosário do Catete, Pedrinhas, Capela e Aquidabã.
Publicado: 7 de junho de 2016, 15:48 | Atualizado: 7 de junho de 2016, 15:48