Melhorias estruturais e planejamento promoveram avanços no Hospital da Criança em 2024
Ampliação de leitos no período de sazonalidade, adequação de escalas, além da qualificação de funcionários foram algumas das ações de destaque deste ano
O Hospital da Criança (HC) Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltado para o público de 29 dias a 12 anos 11 anos e 29 dias de vida, avançou ao longo de 2024 em busca de ofertar um atendimento cada vez mais célere de qualidade aos pequenos sergipanos. Entre as melhorias, destaca-se reforma estrutural, adequação de escalas para melhor atender as demandas, além de planejamento de ações e qualificação de funcionários.
A superintendente do hospital, Catharina Costa, enfatizou a relevância do balanço anual. “O planejamento estratégico anual é uma das principais ferramentas para orientar as ações da gestão, promovendo a melhoria contínua dos serviços oferecidos. Nosso foco está sempre na qualidade do cuidado e acolhimento dos pacientes, características que já definem o Hospital da Criança”, destacou.
Quanto à estrutura física, o HC realizou em 2024 ampliação de leitos para atender o período de sazonalidade, iniciou a implantação do prontuário eletrônico, adicionou consultório para atendimento de porta, ampliando de três para quatro, e realizou reestruturação da estabilização e sala de ortopedia. A recepção do hospital recebeu novas longarinas e TV para chamamento de pacientes em tela, enquanto na sala de espera foram organizados fluxos com espaço de acolhimento, após as crianças serem classificadas. Já no Pronto-Socorro, houve troca de acomodação de poltronas para berço.
O hospital fez a contratação de médicos e de equipe de enfermagem, realizou também a adequação das escalas de serviço de acordo com diretrizes dos conselhos profissionais. Já com relação aos benefícios de oferta de Serviços Multidisciplinar, o hospital adequou a escala de serviço da fisioterapia, ampliou os atendimentos aos pacientes do Pronto-Socorro; passou a ofertar serviço de Psicologia aos finais de semana, além do dimensionamento para os assistentes sociais.
Outra novidade do HC em 2024 foi a criação da sala de amamentação. O espaço é reservado para as funcionárias e para as acompanhantes dos pacientes com o intuito de esvaziar as mamas, armazenando o leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao filho. Ações como projeto ‘banho de sol’, ‘visita do irmãozinho’ e ‘projeto ginástica laboral’ também foram iniciadas em 2024.
Ampliação de leitos
Para garantir atendimento aos pacientes no período de sazonalidade, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou no mês de junho, 11 leitos no Hospital da Criança, sendo oito de enfermaria, dois semi-críticos e um isolamento. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri ressaltou que a ampliação de leitos integrava o plano de contingência elaborado pela gestão com o objetivo de combater as síndromes gripais sazonais que acometem especialmente as crianças.
Agilidade no atendimento
Visando gerar fluxo nos atendimentos e, consequentemente, mais agilidade, a SES iniciou a implantação do prontuário eletrônico nas unidades da Rede Estadual de Saúde. No Hospital da Criança, o sistema começou a ser implantado no mês de outubro. Este é um sistema que elimina boa parte da papelada, porque mantém todo o histórico do paciente, entre dados, atendimentos médicos e prescrições, armazenados em todas as unidades que tiverem esse sistema de prontuário. Com isso, melhora a eficiência, segurança e qualidade do atendimento, trazendo benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde.
Fernanda Batista é mãe de uma paciente de um ano e veio ao Hospital da Criança para tratar uma infecção urinária de sua filha. No hospital há cinco dias, Fernanda elogiou a estrutura e o atendimento recebido durante esse período de internamento na unidade. “Ficar num hospital com criança pequena é estressante, mas quando a gente recebe um tratamento acolhedor as coisas ficam melhores. A gente gosta de ir à brinquedoteca aqui do hospital e gostei muito das ações de humanização como a vinda dos cachorros do Corpo de Bombeiros”, exemplificou.
Fotos: Cesar de Oliveira
Publicado: 18 de dezembro de 2024, 17:45 | Atualizado: 18 de dezembro de 2024, 17:45