Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registrou atendimento a 286 casos de violência sexual em 2015
Por Juliana Costa
De acordo com o balanço anual realizado por profissionais do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), foram contabilizadas 232 consultas feitas pela primeira vez no setor. Também foram registradas 820 consultas de retorno no ano de 2015. EM 2014, o número desses pacientes atendidos chegou a 302.
Em 2015. a maior incidência dos casos de abuso sexual ocorreu entre jovens menores de 18 anos, em sua maioria do sexo feminino, totalizando 232 casos. Já em maiores de 18 anos, foram registradas apenas 54 ocorrências.
“O ideal é que procure a MNSL imediatamente porque a profilaxia contra gravidez indesejada e contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) pode ser prescrita em tempo hábil. No caso da administração do antirretroviral, coquetel contra o vírus HIV, causador da Aids, pode ser feita em até 72 horas”, afirma o médico Luis Eduardo Costa, superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
Tipos de Violência
Estatísticas do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL apontam ainda o abuso e o estupro como os tipos de violências mais comuns.
O abuso sexual praticado contra crianças pode ocorrer na família, através do pai, padrasto, irmão ou outro parente qualquer. Outras vezes ocorre fora de casa como por exemplo, na casa de um amigo da família, da pessoa que toma conta da criança, na casa do vizinho, de um professor ou mesmo por um desconhecido.
Em casos de violência sexual, o acompanhamento psicológico está relacionado à superação das dificuldades, bloqueios e traumas.
“O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual funciona 24 horas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de domingo a domingo, onde as pacientes fazem o acompanhamento durante seis meses com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem”, complementa o superintendente.
O telefone de contato do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é (79).3225.8679.
Publicado: 15 de janeiro de 2016, 12:56 | Atualizado: 15 de janeiro de 2016, 12:56