Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra 2.280 nascimentos nos primeiros cinco meses deste ano

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), através do relatório gerencial do centro cirúrgico registrou de janeiro a maio deste ano, 2.280 partos, sendo: 1.156 cesáreos e 1.124 normais. Somente entre os dias 07, 08 e 09 de junho, foram contabilizados 57 atendimentos, sendo: 23 partos normais e 26 cesáreos, quatro curetagens, três cirurgias obstétricas e uma cirurgia em recém nascido, comunicou a gerente do Centro Cirúrgico, Amanda Nabuco D’Avilla Oliveira.

O atendimento ao recém nascido e à mãe são garantidos de forma humanizada na MNSL. O ambulatório Follow-Up, por exemplo, funciona como segmento de assistência para bebês prematuros e com diagnóstico de patologias, que necessitam do atendimento multidisciplinar realizado por pediatras, geneticista, neuropediatra, oftalmologista, fonoaudióloga, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social e nutricionista. Ele recebe também o retorno de bebês submetidos a cirurgias.

Para a diretora técnica da MNSL, Roseane Lima Santos Porto , o atendimento é para recém-nascido de retorno da ‘Lourdinha’, que por alguma questão do diagnóstico médico, necessita de acompanhamento do cirurgião. “O ambulatório de segmento do recém nascido de alto risco Follow-Up, oferece diversas especialidades medicas e multidisciplinares. A cirurgia pediátrica vem somar-se às especialidades já existentes, trazendo uma melhor qualidade da assistência a essa população”, disse a diretora técnica da MNSL.

Projeto Canuguru

O Método Canguru é, hoje, considerado um dos mais importantes modelos de assistência a recém-nascidos prematuros. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES),  foi certificada em 2014 pelo Ministério da Saúde como Referência Estadual para a Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso. A instituição é reconhecida em todo país como exemplo de humanização, como maior Canguru do Brasil. A MNSL  conta com o  maior número de leitos para cuidados intermediários do país, além de oferecer excelente suporte de atendimento multidisciplinar.

A Coordenadora da Unidade Neonatal, Thereza Azevedo Bulhões, ressaltou que os pais são acolhidos na Unidade Neonatal recebem informações sobre as condições de saúde do filho, a rotina, os cuidados dispensados, o funcionamento da maternidade, a equipe que cuidará do bebê. “Na primeira etapa, os pais têm livre acesso à Unidade Neonatal e são encorajados a tocar no bebê. A segunda, consiste na permanência do recém-nascido com sua mãe e a posição canguru deve ser realizada por longo tempo. E, na última etapa, o bebê recebe alta e continua sendo acompanhado no ambulatório Follow-Up até os dois anos de idade”, explicou Thereza.

Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 10 de junho de 2019, 11:52 | Atualizado: 10 de junho de 2019, 11:52