Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra 144 atendimentos no final de semana
Por Júnior Matos
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) registrou 144 atendimentos neste fim de semana (de 1 a 3 de abril). Desses, foram 46 partos, sendo 25 normais e 21 cesáreos.
A gerente do setor de admissão da MNSL, Lourivânia Prado, lembra que a unidade (referência no atendimento a gestantes de alto risco) é pioneira em Sergipe no trabalho com sistema de Acolhimento e Classificação de Risco (AeCR).
“Com este sistema implantado no setor de admissão, nenhuma usuária do SUS deixa de ser atendida. As pacientes e os profissionais têm conhecimento da classificação de acordo com o risco através do sistema de cores. Com essa ação, realizamos uma padronização nos atendimentos obstétricos. A medida visa reduzir os deslocamentos indevidos e garantir qualidade e agilidade nos atendimentos”, afirma.
A MNSL também é referência nos atendimentos as pessoas vítimas de violência sexual. No final de semana, foram registrados dois atendimentos as vítimas de violência sexual: um caso envolvendo criança e outro envolvendo um adulto, ambos provenientes do município de Itaporanga.
Outros Serviços
Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes trabalha ainda com o método do alojamento conjunto. Ou seja, a mãe fica perto do bebê, como preconiza o Ministério da Saúde.
Além disso, as pacientes são assistidas por uma equipe multidisciplinar. Outro fator positivo é que a unidade dispõe de serviços de orientações aos acompanhantes dos pacientes internados, a exemplo do Grupo de Apoio ao Visitante e ao Acompanhante (Gava).
Publicado: 4 de abril de 2016, 16:15 | Atualizado: 4 de abril de 2016, 16:15