Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra 144 atendimentos no final de semana

Por Júnior Matos

unnamed (1)A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) registrou 144 atendimentos neste fim de semana (de 1 a 3 de abril). Desses, foram 46 partos, sendo 25 normais e 21 cesáreos.

A gerente do setor de admissão da MNSL, Lourivânia Prado, lembra que a unidade (referência no atendimento a gestantes de alto risco) é pioneira em Sergipe no trabalho com sistema de Acolhimento e Classificação de Risco (AeCR).

“Com este sistema implantado no setor de admissão, nenhuma usuária do SUS deixa de ser atendida. As pacientes e  os profissionais têm conhecimento da classificação de acordo com o risco através do sistema de cores. Com essa ação, realizamos uma padronização nos atendimentos obstétricos. A medida visa reduzir os deslocamentos indevidos e garantir qualidade e agilidade nos atendimentos”, afirma.

A MNSL também é referência nos atendimentos as pessoas vítimas de violência sexual. No final de semana, foram registrados dois atendimentos as vítimas de violência sexual: um caso envolvendo criança e outro envolvendo um adulto, ambos provenientes do município de Itaporanga.

Outros Serviços

Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes trabalha ainda com o método do alojamento conjunto. Ou seja, a mãe fica perto do bebê, como preconiza o Ministério da Saúde.

Além disso, as pacientes são assistidas por uma equipe multidisciplinar. Outro fator positivo é que a unidade dispõe de serviços de orientações aos acompanhantes dos pacientes internados, a exemplo do Grupo de Apoio ao Visitante e ao Acompanhante (Gava).

Publicado: 4 de abril de 2016, 16:15 | Atualizado: 4 de abril de 2016, 16:15