Maternidade Nossa Senhora de Lourdes reforça cultura de segurança do paciente com atividades lúdicas
Durante este mês, foram realizadas algumas ações para fortalecer a iniciativa
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), realizou recreação na área externa da unidade com o tema ‘Aprenda Brincando’. Os profissionais da maternidade participaram e testaram os conhecimentos em relação à segurança do paciente com atividades lúdicas.
A responsável técnica pelo NQSP, Kátia Cilene Leal, destaca que a atividade lúdica é alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que é celebrado anualmente em 17 de setembro. Durante o mês de setembro, foram realizadas ações como o Seminário da Segurança do Paciente; a apresentação de trabalhos científicos; e, por último, a divulgação da vencedora do concurso do melhor slogan da Segurança do Paciente, para ser utilizado nas campanhas da Maternidade.
“Por meio de brincadeiras, dessas atividades lúdicas, nós trocamos conhecimentos com os funcionários. Deste modo, fortalecemos a cultura de segurança do paciente e trabalhamos os protocolos de segurança que executamos o ano todo. Esse ano, reforçamos aqui também a segurança alimentar, que é um protocolo a mais que estamos introduzindo”, afirmou Kátia. Ela disse que todo o trabalho foi realizado pelo NQSP, com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), teve o apoio da gestão da MNSL e a adesão dos funcionários.
As atividades foram pescaria com perguntas sobre a segurança do paciente, caça-palavras, corrida, jogo da memória e de argolas, entre outros. No final da atividade houve sorteios e foi divulgado o ganhador do concurso do slogan da Segurança do Paciente da MNSL para ser trabalhado nas próximas atividades do NQSP.
A campeã foi a técnica de enfermagem que trabalha no Centro Cirúrgico, Moniele Santana, com o slogan ‘RN e criança, nosso cuidado é a sua segurança’. Para ela, o cuidado dispensado e os protocolos seguidos da política de Segurança do Paciente aos recém-nascidos (RN) na maternidade e às crianças que são atendidas no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco até os dois anos de idade, é essencial para o desenvolvimento.
Para o auxiliar administrativo que está concluindo o curso de Técnico em Laboratório, Matheus Wagner Santos, é muito interessante vivenciar a prática correta, principalmente para a segurança do paciente. E com o momento lúdico da recreação se aprende bastante com as brincadeiras. “Às vezes, no dia a dia, não conseguimos lembrar de muitas coisas e com a recreação que nós vivemos, reavivamos a nossa memória. Além de aprendermos coisas novas, porque a saúde sempre se renova. Foi uma atividade muito boa”, enfatizou.



Publicado: 18 de setembro de 2025, 14:18 | Atualizado: 18 de setembro de 2025, 14:18