Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou mais de 1.200 atendimentos em fevereiro

Por Juliana Costa

Maternidade Leito enfermariaCom base em dados estatísticos divulgados sobre o último mês de fevereiro, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) registrou 1.284 atendimentos no setor de admissão, onde as gestantes são avaliadas, transferidas ou até liberadas para o pré-natal.

De acordo com o superintendente da MNSL, Luís Eduardo Correia, a unidade também realizou, em fevereiro, 428 partos, sendo 221 normais e 207 cesarianos. Em 2015, no mesmo período, foram registrados 409 partos, sendo 226 normais e 183 cesarianos.

“Também foram contabilizados 75 atendimentos às vítimas de violência sexual na MNSL, sendo que 57 delas realizaram consulta de retorno e 5 fizeram o primeiro atendimento destinados a pacientes de maior idade e 13 a menores de 17 anos”, acrescentou o gestor.

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a Central de Equipamentos funciona 24 horas com uma equipe de seis colaboradores entre auxiliares em manutenção, assistente administrativo e gerência, produzindo rotina diária com check list e controle de ordens de serviços na entrega e recolhimento de aparelhos, garantindo qualidade eficácia em todos os aparelhos lotados na MNSL desde o uso neopediátrico até o adulto.

“No mês de fevereiro foram contabilizados 833 atendimentos”, contabiliza a gerente da CEQ/MNSL, Luciana Morais.

A MNSL registrou ainda 968 atendimentos no ambulatório follow up, situado no antigo prédio da antiga Maternidade Hildete Falcão Batista, onde é acompanhado o desenvolvimento dos bebês prematuros que nasceram na MNSL incluindo os bebês nascidos com microcefalia do interior do Estado de Sergipe. Eles também recebem atendimento especializado em fonoaudiologia, neuropediatra, fisioterapia, oftalmologia, pediatria, serviço social e enfermagem.

Gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende, através do Sistema Único de Saúde (SUS), as gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro e de alta complexidade.

Banco de leite (2)Banco de Leite

O Banco de Leite Humano ‘Marly Sarney’, no mês de fevereiro, recebeu 16 doadoras para atender a 104 receptores.

“Dessa maneira, temos necessidade de sensibilizar novas mães doadoras para que ajudem a salvar vidas”, contabilizou Hélia Karla Agapito, gerente do BLH.

Doula

As inscrições presenciais que estão abertas para o processo seletivo do Projeto Doulas.

“Para participar, a candidata deve ir ao Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MNSL até o próximo dia 18 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A mulher interessada em se tornar Doula será atendida por profissionais do NEP que fará uma prévia seleção. As voluntárias inscritas participarão de um processo seletivo para identificar o perfil e o preparo emocional com relação a algumas situações como lidar com o parto e o ambiente hospitalar. As classificadas farão um treinamento de 30 horas teóricas e 312 horas de prática”, pontuou Dígena Maria Dias da Silva, responsável técnica do Núcleo de Educação Permanente da MNSL.

Publicado: 11 de março de 2016, 13:33 | Atualizado: 11 de março de 2016, 13:33