Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza nova edição do projeto Gestante Saudável

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20, no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, mais uma ação do ‘Projeto Gestante Saudável’. A ação atende   as gestantes internadas para tratamento clínico na Ala Rosa da MNSL. O evento é realizado através de palestras que acontecem todas as segundas-feiras com o objetivo de orientar as mães sobre diversos temas, Nessa semana foi falado sobre o tema amamentação, ministrado pelas enfermeiras Larissa Viana e Tainá Resende.

“Essa é a segunda semana que iniciamos o projeto para as gestantes da Ala Rosa. A ideia foi elaborada pelas equipes de serviço social, nutrição, psicologia e enfermagem. Hoje, as enfermeiras vão falar a respeito da amamentação. Esse espaço é para que todos possam estar mais próximos da Unidade e tirar dúvidas”, disse a assistente sócia, Simone Mota.

Tainá disse que o leite materno é completo, saudável e exclusivo para o bebê. Ela reforçou que   os alimentos contem milhões de células vivas, proteínas, aminoácidos, probióticos, enzimas, fatores de crescimento, hormônios, vitaminas e ácidos graxos. Completou ainda que o leite materno garante imunidade, sacia a fome e a sede, além de nutrir e fortalecer as defesas. Mostrou ainda e explanou sobre o que é amamentação.

Orientando

 “O ‘Gestante Saudável’ é um projeto composto por profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas e visa desenvolver um processo de sensibilização, interação e orientação com as gestantes internadas na ala Rosa da MNSL”, disse Tainá.

Larissa por sua vez atentou que o projeto é ofertado pelas assistentes sociais da MNSL. “Foi designado para falarmos sobre amamentação e convidamos as gestantes da ala rosa para participarem da palestra. Em seguida, abrimos uma roda de conversa, onde tiramos  as dúvidas e oferecemos informações para empoderar cada gestante. Nesse projeto buscamos promover a gestação saudável, para auxiliar as gestantes pós-parto a cuidar direito de seu bebê”, ressaltou Larissa.

Para  Jéssica Maira dos Reis Santos, que está internada na Ala Rosa, as orientações, sobre como tirar o leite para não empedrar, foi de grande importância.  A enfermeira palestrou  sobre os tipos de leite materno que se dividem em colostro, leite de transição  e o leite maduro. “Achei interessante quando foi falado que o colostro é conhecido como “Ouro liquido”, pela sua cor alaranjada. O colostro acontece entre o primeiro e quinto dia.

Publicado: 20 de maio de 2019, 17:38 | Atualizado: 20 de maio de 2019, 17:38